sábado, maio 20, 2023

Ucrânia finalmente receberá os caças americanos F-16

Pilotos da força aérea ucraniana posam para uma foto em um caça-bombardeiro Su-25 em sua base no leste da Ucrânia em 4 de maio de 2023. (Libkos/AP)

Os EUA concordaram em permitir o fornecimento dos caças modernos à Ucrânia, único pedido é não usar F-16 ​​para ataques ao território da federação russa, naturalmente, todos os territórios ucranianos ocupados são alvos justos.

Coletiva de Imprensa da Secretária de Imprensa Karine Jean-Pierre e do Conselheiro de Segurança Nacional Jake Sullivan sobre a Viagem do Presidente ao Japão:

Jake Sullivan: Então, todas as capacidades que os Estados Unidos provaram para a Ucrânia vêm com a proposição básica de que os Estados Unidos não estão permitindo ou apoiando ataques em território russo. Isso valerá para o apoio ao fornecimento de F-16 por qualquer parte também.

E os ucranianos têm consistentemente indicado que estão preparados para prosseguir com isso. E, de fato, nós os vimos prosseguir com o fornecimento de equipamentos ocidentais quando os demos a eles.

Ao mesmo tempo, Mykhaylo Podolyak disse que os países ocidentais já haviam praticamente decidido a transferência dos caças F-16 para Ucrânia e, segundo estimativas da página ucraniana Defense Express, país poderá receber até 70 F-16.

O treino de pilotos ucranianos para o F-16 levará quatro meses, não dezesseis, escreve Yahoo News com referência a fontes oficiais.

A avaliação das habilidades dos ucranianos foi realizada no Arizona em um simulador especial. Os Estados Unidos permitirão a exportação de aeronaves F-16 para a Ucrânia, se tal decisão for tomada pelos aliados, escreve a CNN. Em particular, diz-se que os aviões podem ser fornecidos pela Holanda, mas isso requer a permissão dos Estados Unidos. Espera-se também que a questão dos caças seja discutida na cúpula da OTAN em Vilnius. 

Portugal vai ajudar na formação de pilotos e mecânicos militares ucranianos, informou no comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia.

Blogueiro

Uma piada ucraniana dizia que atingindo o marco dos 50.000 «bons russos» Ucrânia recebeu HIMARS, aos 100.000 Patriot, aos 122.000 os MBT e aos 200.000 F-16. Só podemos imaginar o que o país receberá após atingir o meta de 250 ou 300 mil...


sexta-feira, maio 19, 2023

Donbas ucraniano: entre a «libertação» imaginária e o genocídio real

É assim que decorre o genocídio de Donbas, evocado constantemente pela propaganda russa. Genocídio que começou exatamente com a chegada do exército russo de ocupação.



Graças ao ajuda desinteressada russa, as cidades de Donbas hoje são bem habitáveis, não como na época da Ucrânia!









Tudo o que resta de Mariinka. TG @kazansky2017

Em Horlivka ocupada, não há ninguém para apanhar/pegar os animais vadios de rua, já que os funcionários da empresa municipal, contratados para fazer isso, foram apanhados/pegos, eles próprios, nos locais públicos, no meio da rua, mobilizados e enviados para morrer em carnificinas diárias da linha da frente...

Os técnicos da unidade canina foram também foram apanhados/pegos

As estrelas mundiais usavam vyshyvankas da Ucrânia

O vocalista do Imagine Dragons, atriz Katheryn Winnick, futebolista Andriy Shevchenko está longe de ser uma lista completa de celebridades para quem o ETNODIM junto com o Museu «Ivan Honchar» e o UNITED24 criaram camisas bordadas exclusivas como embaixadores da plataforma.

Futebolista Andriy Schevchenko e bordado com motivos de Kyiv

Ator Liev Schreiber e vyshyvanka de Odessa, a região dos seus antepassados

Realizador Michel Hazanavicius e bordado de Volyn, a terra da sua avó

Atriz Katheryn Winnick e bordado com motivos da Galiza ucraniana

O objetivo do projeto é arrecadar fundos para a restauração da escola na vila de Buzova, na região de Kyiv, dizem os autores.

FotosUNITED24/ETNODIM

Bónus

Faça click para ver mais

Roqueiro Jim Morrison (1943 — 1971), dos The Doors, fotografado pelo Guy Webster, para o primeiro álbum da banda, “The Doors” (1967).

💥 Os mísseis atingem ao aeródromo em Mariupol ocupada

Pelo menos quatro mísseis do tipo HIMARS atingiram o aeroporto na cidade ucraniana de Mariupol, temporariamente ocupada. Foram visadas as casernas dos ocupantes russos e seus helicópteros estacionados no local.

Aparentemente, algumas horas antes dos mísseis atingirem o aeroporto de Mariupol, os ocupantes russos moveram para lá os seus helicópteros, baseados anteriormente em Bryansk. 


quinta-feira, maio 18, 2023

Resistência interna cresce acentuadamente na rússia

O número de atos de sabotagem na rússia aumentou acentuadamente em maio. Desde o início de 2023, foram mais de 50 tentativas de sabotagem, sendo que quase 25% delas ocorreram em apenas 13 dias do último mês da primavera, escreve o canal TG russo «Verstka».

Como esclarecem os autores, as estatísticas incluíam apenas tentativas de destruição da propriedade estatal russa, independentemente de terem sido bem-sucedidas ou não.

“Ou seja, não foram tidos em conta aqueles casos quando as forças de segurança declaram as detenções de cidadãos que alegadamente prepararam os atos de sabotagem, mas ainda não a cometeram”, refere o relatório.

Assim, em janeiro e fevereiro, foram cometidas 12 tentativas de sabotagem. Em março, o número caiu para sete, e em abril voltou a subir para 12. Em maio, em 11 dias, houve pelo menos 14 tentativas de destruição de patrimônio do Estado russo.

O tipo mais comum de sabotagem é a queima de unidades de gestão ferroviária (gabinetes de retransmissão) dos caminhos-de-ferro/ferrovias. Desde o início do ano, 36 desses casos foram relatados.

O segundo mais popular foi o atamento de fogo aos comissariados  militares / cartórios de registro e alistamento militar, eram 9. Os membros da resistência também danificaram linhas ferroviárias, minaram um gasoduto, incendiaram carros da polícia, o prédio do FSB, um depósito da Guarda Nacional e um centro para arrecadar ajuda humanitária aos militares russos.

Dois novos atos da resistência, ocorridos entre 16 à 18 de Maio:

Quatro unidades de gestão ferroviária foram incendiados nos arredores de Kazan, em Tartaristão ocupada, resultando em interrupção, temporária de funcionamento da linha.

Um comboio/trem de mercadoria foi descarrilado em resultado de uma explosão na linha na região de Simferopol, na Crimeia ocupada. Entre 3 à 8 carruagens foram danificadas.


Comboio, parcialmente descarrilado na região de Dzhankoy, 18-5-23


quarta-feira, maio 17, 2023

Caça aos cientistas «traidores» prossegue na academia russa

Foto: IPTM SO RAN

Três cientistas do Instituto de Mecânica Teórica e Aplicada de Novosibirsk (ITAM), envolvidos na criação de aeronaves hipersônicas, foram presos um após outro pelas forças russas, acusados de traição, com a pena máxima até prisão perpétua.

Na terça-feira, 16 de maio, funcionários do ITAM publicaram uma carta aberta na qual anunciavam a prisão por suspeita de traição do doutor em Ciências Técnicas e pesquisador-chefe Valery Zvegintsev, que fundou o laboratório de aero-gás-dinâmica de alta velocidade do instituto.

Desde 7 de abril, Zvegintsev está em prisão domiciliar. Seu supervisor imediato, o diretor do ITAM Alexander Shiplyuk, foi colocado no centro de detenção provisória de Lefortovo em agosto do ano passado, poucos dias após a prisão do pesquisador-chefe Anatoly Maslov. Ambos foram acusados ​​​​de acordo com o mesmo artigo - 275º do Código Penal da federação russa «Traição». Segundo o Academ.info, Maslov era suspeito de transferir dados relacionados a tecnologias hipersônicas para a China.

Shiplyuk e Maslov trabalham em mísseis hipersônicos há mais de 10 anos. Eles apresentaram o projeto experimental de tais armas em 2012 em um seminário científico na França, observa a Reuters. Quatro anos depois, surgiu um trabalho de autoria conjunta de dois cientistas sobre pesquisas aerodinâmicas em velocidades hipersônicas.

Shiplyuk também esteve envolvido no revestimento protetor de mísseis hipersônicos nos últimos anos - seu trabalho, citado online, é dedicado a esse tópico, escreveu o The Telegraph.

No total, na Seção Siberiana da Academia Russa de Ciências, conhecida por seu forte potencial no campo da física e da matemática, 16 pessoas foram alvos de processos-crime, incluindo o ex-chefe, acadêmico da Academia russa de Ciências Alexander Aseev. Um dos cientistas, Dmitry Kolker, de 54 anos, chefe do laboratório de tecnologias óticas quânticas da Universidade Estadual de Novosibirsk, morreu num centro de detenção provisória (SIZO) em Moscovo/u logo após ser preso pelo FSB.

Em 1 de março de 2018, o presidente Vladimir Putin anunciou a criação de armas hipersônicas na Rússia durante seu discurso à Assembleia Federal. Em uma apresentação animada demonstrando lançamentos nos Estados Unidos, Putin mostrou a deputados, senadores e autoridades o míssil antinavio Zirkon e o míssil balístico intercontinental Avangard com um bloco deslizante. Este último, segundo Putin, desenvolve velocidades acima de Mach 20 e derrete em voo, «como um picolé».

Além disso, Putin apresentou o sistema de mísseis hipersônicos Kinzhal, que, segundo o presidente, «com certeza superará» não apenas os existentes, mas também os promissores sistemas de defesa aérea e antimísseis.

Em 4 de maio, o comando das Forças Armadas da Ucrânia anunciou que havia derrubado o Kinzhal com a ajuda dos sistemas de defesa aérea Patriot americanos desenvolvidos na década de 1970, que Ucrânia recebeu da Alemanha e da Holanda. Posteriormente, a informação sobre a interceptação do míssil foi oficialmente confirmada pelo Pentágono.

O Kremlin não comentou a detenção de cientistas hipersônicos por suspeita de traição, disse o porta-voz presidencial Dmitry Peskov em entrevista coletiva na quarta-feira.

Fonte

📸«Fantasma de Vinnytsya» Vadym «Karaya» Voroshylov

O mais famoso piloto de MiG-29 da força aérea ucraniana, o major Vadym «Karaya» Voroshylov, e a sua obra-prima na páginas de Vogue Ukraine e Forbes Internacional.
Um talentoso fotógrafo e cinegrafista, o major Vadym Voroshylov já era o mais famoso piloto de MiG-29 da força aérea ucraniana quando, em outubro, completou sua obra-prima.





Fotos: Vogue Ukraine

Ejetando-se de seu MiG arruinado após uma ousada batalha noturna com drones russos, Voroshylov flutuou em direção ao solo, sangue escorrendo de um ferimento na cabeça. Ele fez um sinal de positivo... e tirou uma selfie.
Vadym Voroshylov salta de paraquedas após sua batalha de outubro de 2022 com drones russos.
FOTO DO INSTAGRAM VIA DO MINISTÉRIO DA DEFESA DA UCRÂNIA

Um mês depois, em 5 de dezembro, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky concedeu a Voroshylov o título de “Herói da Ucrânia, Ordem da Estrela Dourada”.

Voando sob o indicativo de chamada “Karaya”, Voroshylov logo ganhou a reputação de matador de drones. As forças russas neste outono começaram a enviar drones suicidas Shahed de fabricação iraniana em missões unidirecionais para atacar cidades e fábricas/usinas ucranianas. Em apenas uma semana de voos furiosos, Voroshylov abateu cinco drones.

Foi o último drone, sobrevoando Vinnytsia, no centro-oeste da Ucrânia, que o pegou. Os destroços do veículo aéreo não tripulado explodindo salpicaram o MiG de Voroshylov e cortaram a bochecha e o pescoço do piloto. Sangue cobriu seu rosto e encheu seus olhos quando ele puxou a alavanca de ejeção.
Incrivelmente, Voroshylov conseguiu segurar seu telefone e tirar uma selfie enquanto descia sob o páraquedas. Mais tarde, ele postou a selfie no Instagram. “Vou dizer sucintamente”, escreveu ele na legenda. “Ninguém e nada pode nos quebrar!”

💥 Perdas russas na Ucrânia ultrapassam 200.000 ocupantes

As perdas totais dos ocupantes russos, desde 24.02.22 ao 17.05.23 são aproximadamente (em número de mortos e gravemente feridos, inaptos para o combate, as chamadas perdas permanentes):

Pessoal ‒ cerca de 200.590 (+610) liquidados, último dado representa as últimas 24h; 

MBT ‒ 3771 (+9), 

Blindados ligeiros ‒ 7365 (+17), 

Sistemas de artilharia – 3166 (+16), 

Artilharia reativa – 562 (+0), 

Sistemas antiaéreos ‒ 318 (+2),

Aviões – 308 (+0), 

Helicópteros – 294 (+0), 

Drones táticos – 2748 (+16),

Mísseis de cruzeiro ‒ 982 (+9),

Barcos / navios / lanchas ‒ 18 (+0),

Caros cisterna – 6067 (+19),

Equipamentos especiais ‒ 417 (+7).

Dados à confirmar.

Glória à Ucrânia!

FonteGeneralStaff.ua

#StopRussianAgression #UkraineRussianWar #ArmUkraineNow #CancelRussia #StandWithUkraine




Em termos comprovativos, as perdas russas na Ucrânia já são iguais aos dez «Afeganistãos» mais duas guerras chechenas!

terça-feira, maio 16, 2023

Como Brezhnev se tornou um «ucraniano»

Um dos populares mitos sobre Leonid Brezhnev é que o líder soviético beijoqueiro era supostamente ucraniano. Realmente, existe a imagem do passaporte de Brezhnev, onde está escrito «ucraniano» na coluna de «nacionalidade» (na URSS não havia nacionalidade soviética).

Esse mito circula em inúmeras comunidades de amantes da URSS com objetivo de tentar provar que não existiu e opressão dos ucranianos na União Soviética. Se os mesmos até ocupavam os cargos mais altos do estado, o que mais eles precisavam?

De facto, o próprio Brezhnev afirmou claramente no livro «Memórias: a vida sob o toque da fábrica»: «Assim, por nacionalidade, sou russo, por origem - o proletário nativo...» De facto, ter nascido na atual região de Dnipropetrovsk não o torna ucraniano. O pai do Brezhnev vem da rússia, o nome de solteira de sua mãe é Mazalova.

Mas de facto, o passaporte de Brezhnev afirma que ele é ucraniano. Prestemos atenção a data da sua emissão: 11 de junho de 1947. Até a data de 13 de junho de 1946, o major-general Brezhnev era o chefe da administração política do distrito militar dos Cárpatos. Mas Estaline naquela época precisava de secretários do partido comunista ucraniano que estivessem conectados a Ucrânia. Portanto, Brezhnev foi primeiro transferido para o Comité Central do Partido Comunista Russo (Bolchevique) da Ucrânia e, em seguida, foi nomeado como o primeiro secretário do Comitê Regional de Zaporizhia.

Assim, quando Brezhnev ocupou um cargo no partido, ele recebeu um passaporte «ucraniano» em vez de uma identidade militar. Não se deve esquecer que naquela época havia uma luta épica entre as forças ucranianas de OUN-UPA contra a ocupação soviética, e era importante para Moscovo/u ter o maior número possível de ucranianos entre seus líderes. Esse «flerte» aconteceu.

Foi assim que Brezhnev se tornou um «ucraniano». Mas mesmo antes disso, na década de 1920, e depois, até sua a morte, ele se declarava «russo» ou «grande russo» em todos os questionários que preenchia.

Fonte

Tentativa de liquidação do separatista Ihor Kornet

Na cidade de Luhansk, em resultado de uma explosão, foi atingido, com sucesso, Ihor Kornet, «ministro do interior» da dita «lnr». Por enquanto, com múltiplos ferimentos, o separatista foi hospitalizado ao Hospital clínico de Luhansk.

Ex-polícia ucraniano, em 2017 Ihor Kornet participou ativamente no «golpe de estado», que acabou por afastar do poder, o então líder da «lnr» Ihor Plotnitskiy. Diziam que Kornet pretendia ocupar o seu cargo, mas acabou por ser preterido, pelo Kremlin, ao favor do atual chefe da «lnr», Leonid Pasechnik, ex-coronel do SBU, que se aliou aos separatistas locais em 2014.

O ocupante russos Egor Guzenko e propagandista Mikhail Polynkov (este último, próximo ao Igor Girkin) escrevem nas suas páginas, que Kornet poderia ter sido vítima de uma guerra de gangues armados, dentro da administração de ocupação da dita «lnr» e recordam que ao mando do Kornet foi abatido um ocupante russo, chamado Artem Bulgakov. Bulgakov veio da rússia ao Luhansk, para lutar contra Ucrânia. Em algum momento foi detido pela «polícia» separatista, comandada pelo Kornet, acabando por morrer, supostamente executado, de forma não esclarecida, em Luhansk, no edifício do «ministério do interior», em novembro de 2016. 

O caso foi bastante falado na altura, chegou-se à abertura de um processo crime, contra Kornet na rússia, mas o processo terminou em nada. Aparentemente, agora teve a sua continuação, ou então, quem sabe, um desfecho final. 

💥 Ataque massivo russo contra Kyiv foi infrutífero

Na noite de 15 à 16 de maio, a defesa aérea ucraniana destruiu 6 mísseis «Kinzhal», que os ocupantes russos lançaram sobre a cidade de Kyiv. No total, dos 18 mísseis lançados, 18 foram abatidos, informou o general Valeriy Zaluzhniy.


Fotos: Reuters 

Bónus

Ucrânia já recebeu fisicamente um novo sistema moderno de defesa aérea, SAMP/T, uma co-produção franco-italiana, escreve La Stampa.

quinta-feira, maio 11, 2023

🤝Imagine Dragons lançam o «Crashed» dedicado à Ucrânia

Imagine Dragons lançaram o vídeo oficial «Crashed» dedicado à guerra na Ucrânia. A personagem principal do clipe é o menino ucraniano Sasha, de 14 anos, que volta à sua aldeia de Novogrigorivka, na região de Mykolaiv, da qual quase nada restou. 
Os «Dragões» apoiam Ucrânia na sua luta pela liberdade desde os primeiros dias. O clipe é forte e profundo. Veja por favor e divulgue.




Cultura é quando se trata do algo real e relevante. Agora trata-se de mostrar ao mundo a chegada do «mundo russo» à Ucrânia. A verdade por trás da propaganda russa que apela aos acontecimento de há 80 anos, para justificar a sua decisão de erradicar Ucrânia e os ucranianos da face da terra.