quarta-feira, maio 10, 2023

Contraofensiva ucraniana em Bakhmut origina a fuga do exército russo

A 3ª Brigada de Assalto das Forças Armadas da Ucrânia confirma as palavras de Prigozhin sobre o abandono de posições e a fuga da 72ª brigada do exército russo em Bakhmut.

Em dois dias de operações de ataque na periferia sudoeste da cidade, a 3ª Brigada de Assalto das FAU, parte do grupo tático «Azov», abateu 64 soldados russos, feriu 87. Foram destruídos vários paióis de munição, morteiros e veículos de combate de infantaria das forças russas.

O histórico comandante do batalhão/regimento «Azov», Andriy Biletsky anunciou a aniquilação considerável da 6ª e 8ª companhias da 72ª brigada das forças armadas russas nos arredores de Bakhmut.

Os restos da 72ª brigada russa, cerca de 100 militares foram liquidados em combate

Andriy Biletskiy: «6ª e 7ºs companhias da 72ª brigada praticamente deixaram de existir, foi aniquilada a unidade dos batedores da brigada, foram capturados vários blindados ligeiros e vários POW, a assim chamada 3ª unidade de assalto da EMP Wagner teve várias baixas, a ofensiva ucraniana teve o lugar na faixa de 3 km x 2,6 km, todo este território está completamente livre de ocupantes russos».

Prigozhin: «72ª brigada abandonou a faixa de 3 km2, cuja tomada custou a vida dos 500 soldados da EMP Wagner, o exército foge, se a frente cair, os ucranianos entrarão em Rostov». Num outro vídeo Prigozhin admite a perda da faixa de 3.000 x 600 m.  

Bónus

O novo pacote de ajuda militar anunciado pelos Estados Unidos em 9 de maio, ajudará a Ucrânia a vencer a batalha contra a rússia, escreveu o Ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksiy Reznikov, no seu Twitter. O chefe do Ministério da Defesa observou que o pacote de ajuda militar no valor de 1,2 bilhões de dólares é uma contribuição significativa para a paz e segurança do continente europeu.

Bónus 2

O Parlamento francês votou favoravelmente a decisão de considerar a EMP Wagner de organização terrorista. A resolução com apelo ao governo francês para «usar os canais diplomáticos para reconhecer os combatentes de Yevgeny Prigozhin como uma organização terrorista» no nível da UE foi adotada por unanimidade pelos deputados, escreve a AFP. EMP «Wagner» é responsável de torturar e matar prisioneiros de guerra e civis na Ucrânia, Síria e vários países africanos.

3 comentários:

Anónimo disse...

Mais mulheres russas no mercado. A Ucrânia deveria fazer uma propaganda zombando dos russos. "Enquanto estão a lutar e morrer na Ucrânia, as mulheres russas estão se casando e namorando com cazaques, latinos, turcos, árabes, africanos e etc...".))

Anónimo disse...

Eu nao vejo a hora de matarem logo esse Prigozin! Mata logo esse lixo!

Anónimo disse...

E os analistas de Relações Internacionais diziam que Kyiv não aguentaria 1 semana. )))