segunda-feira, março 12, 2018

Theresa May: a Rússia é responsável pelo envenenamento de Sergey Skripal

A primeira-ministra britânica, Theresa May, disse, discursando no parlamento britânico que a Rússia provavelmente estará por trás do envenenamento do ex-coronel do GRU Sergey Skripal. Com possível uso de substâncias químicas soviéticas/russas da classeNovichok”.

De acordo com May, no envenenamento de Skripal foi usado o agente nervoso do tipo militar que foi produzido na Rússia. Ela observou que estamos falando de substâncias da classe “Novichok (literalmente Novato), que foram desenvolvidas na URSS desde a década de 1970.

May também disse que a investigação ainda não está completa e que a hipótese de que o agente nervoso ser roubado no laboratório russos não pode ser excluída. No entanto, de acordo com May, a Rússia atuou repetidamente no território de outros países e usou substâncias venenosas, inclusive em caso de envenenamento do cidadão russo-britânico Alexander Litvinenko.

As autoridades britânicas chamaram o embaixador russo para que este explicar como o agente nervoso poderia ter chegado a Salisbury. Se a Rússia não der uma explicação sobre incidente, o Reino Unido considerará isso como o uso da força no seu território e preparará medidas de retaliação. Theresa May disse que nesta quarta-feira, dia 14 de março, anunciará possíveis medidas de retaliação contra a Rússia.

The Times escreveu, citando fontes de alto escalão do governo britânico, que May poderá oficialmente acusar a Rússia do comando da tentativa de assassinato dos Skripal. De acordo com o jornal, a polícia e os serviços secretos britânicos reuniram provas suficientes para vincular Moscovo e a substância que envenenou o ex-coronel do FSB.

A publicação observa que, entre as medidas de retaliação, o governo está considerando a expulsão de diplomatas russos, o cancelamento de vistos para russos que residem permanentemente no Reino Unido e que estão associados ao Kremlin.

Sergei Skripal foi envenenado em 4 de março de 2018 na cidade inglesa de Salisbury, onde viveu/morou nos últimos 8 anos. Skripal foi condenado na Rússia por traição do Estado, mas em 2010 ele foi trocado por agentes russos, pertencentes às células adormecidas e descobertas nos Estados Unidos. Até este momento as autoridades britânicas não diziam o nome da substância que foi usada no envenenamento do Skripal (66) e da sua filha Yulia (33).

Sem comentários: