O
filósofo russo Ivan Ilyin,
conhecido, sobretudo pela sua defesa do fascismo, defendia que o fracasso
do Estado de Direito é uma virtude. Hoje, a cleptocracia russa, incluindo Vladimir
Putin, usa as suas ideias para retratar a desigualdade económica como uma inocência
nacional, argumenta o historiador Timothy
Snyder.
Nos
últimos anos, Putin usou algumas das ideias mais específicas de Ilyin sobre
geopolítica no seu esforço para transformar a tarefa da política russa de continuar
as reformas em casa para a [ideia] de exportação de virtudes [russas] ao exterior.
Ao transformar a política internacional em uma discussão sobre “ameaças
espirituais”, as obras de Ilyin ajudaram as elites russas a retratar a Ucrânia,
a Europa e os Estados Unidos como perigos existenciais para a Rússia.
[...]
Segundo
Ilyin, os nazis estavam certos em boicotar os negócios judaicos e culpar os
judeus como uma coletividade pelos males que se abateram sobre a Alemanha.
Acima de tudo, Ilyin queria convencer os russos e outros europeus de que Hitler
estava certo em tratar os judeus como agentes do bolchevismo. Essa ideia “judeobolchevique”,
como Ilyin entendia, era a conexão ideológica entre os russos monárquicos e os
nazis. A alegação de que os judeus eram bolcheviques e bolcheviques eram judeus
era propaganda monárquica durante a guerra civil russa [da década] de 1920.
[...]
Ilyin
escrevia sobre os “ucranianos” entre aspas, já que em sua opinião eles faziam
parte do organismo russo. Ilyin estava obcecado pelo medo de que as pessoas no
Ocidente não entendessem isso e viu qualquer menção à Ucrânia como um ataque à
Rússia. Porque a Rússia é um organismo, ela “não pode ser dividida, apenas
dissecada”.
Timothy Snyder: na Ucrânia aconteceu uma revolução popular |
[...]
O
caso da influência de Ilyin talvez seja mais fácil de rever na perspetiva da
nova orientação da Rússia em relação à Ucrânia. [...] Nas primeiras duas
décadas após a dissolução da União Soviética, as relações russo-ucranianas
foram definidas por ambos os lados, de acordo com o direito internacional, com
os advogados russos sempre insistindo em conceitos muito tradicionais, como
soberania e integridade territorial. Quando Putin voltou ao poder em 2012, o
legalismo deu lugar ao colonialismo. Desde 2012, a política russa para a
Ucrânia tem sido feita com base nos primeiros princípios, e esses princípios
têm sido os de Ilyin. A União Eurasiana de Putin, um plano que ele anunciou com
a ajuda das ideias de Ilyin, pressupunha aderência da Ucrânia. Putin justificou
a tentativa da Rússia de atrair a Ucrânia para a Eurásia pelo “modelo orgânico”
de Ilyin, que fez da Rússia e da Ucrânia “um só povo”.
[...]
Quando
as tropas russas entraram na Ucrânia em fevereiro de 2014, a retórica
civilizacional russa (da qual Ilyin era a maior fonte) capturou a imaginação de
muitos observadores ocidentais. No primeiro semestre de 2014, as questões
debatidas eram se a Ucrânia era ou não parte da cultura russa, ou se os mitos
russos sobre o passado eram de alguma forma uma razão para invadir um estado
soberano vizinho. Ao aceitar a maneira que Ilyin colocou a questão, por uma
questão de civilização e não de lei, os observadores ocidentais perderam os
interesses do conflito para a Europa e os Estados Unidos. Considerar a invasão
russa da Ucrânia como um choque de culturas era torná-la distante, colorida e
obscura; vê-lo como um elemento de um ataque maior ao estado de direito teria
sido perceber que as instituições ocidentais estavam em perigo. Aceitar o
enquadramento civilizacional era também ignorar a questão básica da
desigualdade. O que os ucranianos pró-europeus queriam era evitar a
cleptocracia ao estilo russo. O que Putin precisava era demonstrar que tais
esforços eram infrutíferos.
[...]
No
esquema de Ilyin, o Soberano (Gosudar) seria pessoalmente e totalmente
responsável por todos os aspectos da vida política, como diretor executivo,
chefe legislador, chefe de justiça e comandante das forças armadas. Seu poder
executivo é ilimitado. Qualquer “seleção política” deve ocorrer “numa base
formalmente antidemocrática”. As eleições democráticas institucionalizam a
noção perversa da individualidade. “O princípio da democracia”, escreveu Ilyin,
“era o átomo humano irresponsável”. Contar os votos era aceitar falsamente “a
compreensão mecânica e aritmética da política”. Seguiu-se que “devemos rejeitar
a fé cega no número de votos e seu significado político”. A votação pública com
boletins assinados permitirá que os russos renunciarem à sua individualidade.
As eleições eram um ritual de submissão de russos antes do seu líder, escreve Timothy
Snyder para a New
York Review of Books...
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O
primeiro estudioso que escreveu sobre importância das ideias do Ilyin no projeto
do Putin foi o historiador Walter
Lequeur no seu livro Putinism.
Ler original em ingles: Ivan
Ilyin, Putin's Philosopher of Russian Fascism
1 comentário:
Interessante ....
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