quarta-feira, junho 01, 2016

A procura do novo «lebensraum» russo

Em abril de 2015, na sua visita à Alemanha, o então Primeiro-Ministro da Ucrânia, Arseniy Yatsenyuk diz que Putin é ameaça à toda a Europa. Em Berlim, Yatsenyuk afirmou que objetivo do presidente russo é conduzir uma guerra contra o Ocidente e redesenhar as fronteiras europeias pós II G. M. (DW).
Em maio de 2016, o analista russo afeto à Kremlin confirma aquilo que foi dito há mais de um ano atrás, citado pelo renomado jornal polaco Rzeczpospolita: “As fronteiras [atuais] foram deslocadas”.

O analista de uma instituição criada pelo Putin fala sobre a mudança de fronteiras dos países pós-soviéticos:

Este, é essencialmente um fenómeno novo no espaço pós-soviético, se mudam as fronteiras e se realizam alguns processos de integração. Isso está acontecendo não na base das relações interestatais, mas de acordo com o princípio da reunificação do espaço de língua russa, – diz Oleg Nemenski (1979), um dos principais pesquisadores do Instituto Russo dos Estudos Estratégicos, instituição financiada pelo Kremlin. – A alteração das fronteiras dos Estados pós-soviéticos é inevitável. As fronteiras irão mudar porque foram criadas nos gabinetes e não surgiram como resultado de autodeterminação das nações, – concluiu ele.

Desta forma, o Niemenski abordou a questão da anexação da Crimeia durante a conferência organizada no centro de imprensa do grupo de mídia pró-governo [russo] “Rossiya Segodnya” (Rússia Hoje), por ocasião do próximo aniversário da fundação da Comunidade de Estados Independentes (CEI). Curiosamente, o quadro sénior da instituição que prepara os diversos materiais analíticos em nome do Kremlin abertamente admitiu: “a Rússia deve ocupar um papel dominante em todos os tipos de projetos de integração”.

Não podem funcionar as estruturas de integração com base na igualdade. Esta é uma integração pós-imperial, há uma clara preponderância da Rússia e esta vantagem deve ser aprovada em todas as estruturas de integração. – A integração para a Rússia é rentável apenas quando ela [Rússia] pode ditar a sua vontade aos vizinhos não apenas de facto, mas também legalmente, – acrescenta.
A procura do "lebensraum" no passado...
O Instituto Russo dos Estudos Estratégicos é uma instituição do Estado, fundada pelo presidente russo, Vladimir Putin. É dirigido por Leonid Reszetnikow, o tenente-general do Serviço de Inteligência Externa (SVR) da Rússia, escreve a comunidade voluntária ucraniana InformNapalm.

Sem comentários: