sábado, junho 11, 2016

Euro 2016: a qualificação da Ucrânia

A terceira classificada no Grupo C da fase de qualificação, a selecção ucraniana ficou a oito pontos da Espanha e a três da Eslováquia. Destaque para a verdadeira “fortaleza defensiva” que a Ucrânia montou para a fase de apuramento – conseguindo manter a baliza inviolada em seis dos dez jogos que disputou – com apenas quatro golos sofridos no total.

No playoff de apuramento a Ucrânia encontrou a Eslovénia e o extremo Andriy Yarmolenko foi decisivo ao marcar um golo em cada uma “mãos” levando os fanáticos fãs ucranianos à loucura e a sua selecção… ao Euro 2016!

O Historial no Euro

A Ucrânia participou pela primeira vez num Europeu como co-organizadores em 2012, juntamente com a Polónia (curiosamente uma das equipas que lhe calhou este ano em sorte no Grupo C).

A sua aventura nos grandes palcos europeus até nem começou mal, com uma vitória frente à Suécia (com dois golos do icónico avançado Andriy Shevchenko). Mas uma derrota contra a França e um “frango” do gurada-redes Pyatov frente à Inglaterra (juntamente com um golo mal anulado a Marko Devic) empurraram a Ucrânia para fora do “seu Euro”. Por falar em Andriy Shevchenko, que jeito daria à equipa contar com o Bola de Ouro ainda no activo…

A Equipa

Mykhaylo Fomenko assumiu os destinos da Ucrânia em Dezembro de 2012, precisamente a meio da fase de qualificação para o Mundial do Brasil. Nos seis jogos que faltavam, levou os ucranianos a cinco vitórias e apenas um empate frente à Inglaterra.

No playoff de apuramento Fomenko surpreendeu o mundo do futebol ao vencer categoricamente a França por 2-0, mas uma derrota com três golos sem resposta atirou a Ucrânia para fora do Mundial. Na convocatória para o Euro 2016, ausência surpresa (ou até não, dado o histórico “lesional”) do avançado do Estugarda Artem Kravets, que marcou três dos 14 golos ucranianos na fase de qualificação. Destaque para a chamada do jovem de 19 anos Oleksandr Zinchenko que se estreou a marcar no recente particular com a Roménia (4-3), batendo o recorde de Shevchenko como o mais jovem jogador a marcar um golo pela equipa sénior da Ucrânia.

A Figura: Yevhen Konoplyanka
Konoplyanka é o único ucraniano que joga actualmente numa grande Liga europeia, tendo chegado ao Sevilha esta época a “custo zero”, depois de se projectar para a ribalta carregando às costas o seu Dnipro até à final da Liga Europa.

Na sua primeira época em Espanha acabou por não jogar tanto como gostaria, mas no tempo em que foi utilizado, deixou sinais muito positivos para o que aí vem. Desiquilibrador nato a partir do flanco esquerdo, Yevhen é um jogador que em dia sim dá “cabo da cabeça” a qualquer lateral-direito, registando médias de dribles eficazes por jogo ao nível dos melhores. A capacidade de drible é complementada por uma grande precisão no cruzamento, mas faltará à Ucrânia um ponta-de-lança ao nível do saudoso Shevchenko, para aproveitar os desequilíbrios de Konoplyanka e Yarmolenko.

Aposta GoalPoint: Yevhen Khacheridi
Kacheridi é um defesa-central no pico da sua forma e que, aos 28 anos, quererá aproveitar o Euro 2016 para dar o salto que já devia ter dado há muito. Saltar é mesmo o ponto mais forte do jogo de Khacheridi, que graças ao seu 1,98m apresentou uma eficácia nos duelos aéreos de 80% na fase de qualificação, tendo mesmo entrado no onze ideal GoalPoint Ratings ao lado do italiano Chiellini. Mas há mais. Entre todos os jogadores que jogaram a fase de qualificação e vão estar na fase final, o central do Dynamo Kyiv é o que tem a mais elevada média de acções defensivas por 90 minutos (14,1)! Nem que fosse só pelo porte físico, seria impossível Khacheridi não dar nas vistas em França, mas a nossa aposta vai para que se fale dele por muitas e boas outras razões.
O seleccionador ucraniano é bastante claro nas suas ideias: “Não gosto de jogar um estilo de jogo aberto. Se tu não sofreres golos, não perdes!” E será com esta mentalidade que a Ucrânia irá enfrentar o Grupo C do Euro 2016!

Frente a equipas como a Alemanha, Polónia e até Irlanda do Norte a concentração e a coesão defensiva voltarão ser a preocupação máxima, com os centrais Rakitskiy e Khacheridi a tentarem repetir a “muralha ucraniana” da fase de apuramento. E marcar golos? Para facturar os ucranianos voltarão a confiar em lances de bola parada e nos contra-ataques venenosos e letais de Yarmolenko e Konoplyanka (GoalPoint.pt)
Achtung Alemanha, vem ai os cossacos da Ucrânia!

Cavalheiros germânicos vs Cossacos ucranianos
No domingo Ucrânia fará o seu primeiro jogo no Euro 2016. O seu adversário será a poderosa Alemanha. O jogo e o seu resultado foi previsto ainda em 1970 no famoso catoon ucraniano “Como os Cossacos jogaram futebol (18´23´´). A primeira parte é dedicada ao jogo contra os alemães que não foi nada fácil, dado às técnicas de avanço em formação de cunha («Panzerkeil») ou de porco («Schweinkof»). Apesar disso, os cossacos ucranianos ganharam por 1:2, lamentamos pelos alemães, mas tudo já foi previsto!
https://www.youtube.com/watch?v=dcAgNsrVVz4

Sem comentários: