segunda-feira, dezembro 05, 2022

Ucrânia ataca, com sucesso, os bombardeiros estratégicos russos

Bombardeiro russo atingido, já armado com míssil X-22 ou X-32
O dia 5 de dezembro se destacou pelos ataques, bem-sucedidas, às bases dos bombardeiros estratégicos russos de «Engels - 1» e «Diagilevo». Em resultado foram danificados os bombardeiros estratégicos Tu-22M3 e Tu-95.

As fontes russas admitem o incêndio de um camião-cisterna e que a queda dos drones ucranianos abatidos resultou na morte dos 3 técnicos e ferimentos nos 6, além dos «pequenos danos no casco» num dos bombardeiros estratégicos, porventura o Tu-22M3 (número do registo RF-34110), na Base Aérea Diaghilevo perto de Ryazan.

O porta-voz do Ministério da Defesa russo também afirmou que o ataque foi realizado por drones de fabricação soviética. Se for verdade, podem ser os drones de reconhecimento Tu-141 ou Tu-143, mas não está claro o que a defesa aérea russa estava fazendo, permitindo que os aparelhos tão antigos pudessem penetrar tal profundidade no território russo.

O momento da chegada dos drones ao aeroporto militar Engels-1

Já na base aérea de Engels-1, perto de Saratov, os drones danificaram dois (possivelmente mais), a base dos bombardeiros estratégicos Tu-95.

É de notar que o ataque dos drones muito possivelmente foi uma antecipação tática ao ataque russos, em grande escala, contra as cidades ucranianas, planificado entre os dias 5 e 6 de Dezembro. 

5-12-22: Kyiv, estação do metro Lukyanivska, pai e filha... Foto @svitlanakatut

No ataque de hoje, às cerca das 15h00 (hora ucraniana), a parte russa usou cerca de 70 mísseis, dos quais acima de 60 foram abatidos pelos ucranianos. Na ação da defesa dos céus da Ucrânia participaram as unidades de mísseis antiaéreos, aviação, grupos móveis da Força Aérea das Forças Armadas da Ucrânia e outros componentes das Forças de Defesa.

Os blogueiros russos estão em pólvora absoluta, exigindo os ataques nucleares contra Ucrânia e falando sobre a indefesa quase absoluta da sua aviação estratégica, com a capacidade teórica de porte de armas nucleares. Além disso, os blogueiros russos notam que a distância entre Kharkiv e Engels-1 (Saratov) é superior à distância entre Kharkiv e Moscovo...

Uma das razões do sucedido é que todos os bombardeiros pesados ​​russos estão concentrados literalmente em alguns aeródromos - por falta de aeródromos na federação russa, cuja infraestrutura seria adequada para a manutenção regular de aeronaves desta classe. Existem vários aeródromos capazes de receber bombardeiros estratégicos para reabastecimento, mas não para garantir seu funcionamento por muito tempo - portanto, é fisicamente impossível dispersar os aviões.

A manutenção pré-voo, por exemplo, de um Tu-160 geralmente leva vários dias, requer um grande número de pessoal qualificado e equipamentos especializados. Nos tempos soviéticos, isso não causava grandes dificuldades, mas a URSS se foi há muito tempo e se foi irremediavelmente, e para a Rússia atual, a organização em massa de tais processos é muito complicada e cara.

Além disso, nunca foi planeado investir recursos na expansão da infraestrutura aeronáutica estratégica por total inviabilidade. A aviação estratégica russa é principalmente um elemento de prestígio - há muito tempo não é uma ferramenta militar completa. Este é um conjunto de aeronaves profundamente desatualizadas e armas de aviação não menos desatualizadas, criadas para doutrinas e tarefas, cuja implementação é impossível há mais de 30 anos por uma série de razões objetivas.

Exatamente pela mesma razão, os ataques à infraestrutura ucraniana foram delegados a bombardeiros estratégicos (embora no início tenham sido executados principalmente pela marinha): seus recursos se esgotarão nos próximos anos, o estoque de mísseis de cruzeiro do tipo antigo é enorme e pouco exigentes e para ataques nucleares contra as "fortalezas do imperialismo ocidental", eles são completamente inadequados.

Como observam os analistas militares, este foi o primeiro ataque do exército ucraniano em profundidade da retaguarda russa. Este ataque mais uma vez mostrou a total inutilidade da atual máquina militar russa, escreve o canal ucraniano Viyna_2014.

4 comentários:

Anónimo disse...

Os ucranianos são a história viva. Fico feliz em estar presenciando esse momento histórico tão importante. Digo sem o menor arrependimento que esses jovens e homens ucranianos já são maiores do que Bandera, Petliura, Konovalets, Shukhevych e outros.

Se o Ze vencer a Erefii, com certeza será o maior ucraniano da história. E falta pouco para isso acontecer.

Anónimo disse...

O Ze se cercou de pessoas competentes e inteligentes (Kuleba, Malyar, Arestovich, Yermak e outros). Talvez a melhor decisão que ele fez foi ter removido o Khomchak da chefia do Exército Ucraniano. Zaluzhny não se formou sob a influência da Erefii, como Khomchak.

Anónimo disse...

Agora a mídia brasileira reconhece o devido valor do povo ucraniano. Até mesmo esses "analistas" de Relações Internacionais já estão apostando numa vitória ucraniana, se bem que no início da guerra diziam que Kyiv cairia em 3 dias. Um bando de desinformados. Acho que eu fui o único aqui no Brasil a acreditar na total vitória de Kyiv desde o começo.

Anónimo disse...

eu acho que vou atingindo um mig 31