sexta-feira, dezembro 09, 2022

Relatório da ONU detalha execuções sumárias e ataques contra civis por tropas russas na Ucrânia

Aldeia de Buzova, distrito de Bucha, região de Kyiv. Foto: Polícia Nacional da Ucrânia

O relatório da ONU documentou as mortes violentas de 441 civis ucranianos (341 homens, 72 mulheres, 20 meninos e 8 meninas) apenas nas primeiras 6 semanas da invasão russa. Os números reais provavelmente serão consideravelmente maiores. 

Kyiv, 7 de dezembro de 2022 – Nas primeiras semanas da invasão da Ucrânia, as forças armadas russas executaram sumariamente ou realizaram ataques contra indivíduos que levaram à morte de centenas de civis, disse a chefe da Missão de Monitoramento de Direitos Humanos da ONU na Ucrânia, Matilda Bogner. Um relatório de Direitos Humanos da ONU baseado no trabalho da Missão detalha como as tropas russas mataram civis em cidades e vilas ucranianas nas regiões de Kyiv, Chernihiv e Sumy da Ucrânia de 24 de fevereiro a 6 de abril de 2022.

Matilda Bogner disse que as execuções sumárias examinadas no relatório podem constituir um crime de guerra. “Há fortes indícios de que as execuções sumárias documentadas neste relatório podem constituir crime de guerra de homicídio doloso”, disse ela.

O relatório explica como as mortes de civis não se limitaram a locais específicos, embora algumas áreas tenham sido mais afetadas do que outras. Na cidade de Bucha, perto de Kyiv, que esteve sob o controle das tropas russas de 5 a 30 de março, a Missão documentou o assassinato de 73 civis (54 homens, 16 mulheres, 2 meninos e 1 menina) e está em processo de corroborando um adicional de 105 supostos assassinatos.

Execuções sumárias geralmente aconteciam após verificações de segurança pelas forças armadas russas. “Uma mera mensagem de texto, uma peça de roupa de camuflagem ou um registo de serviço militar anterior pode ter consequências fatais”, disse Bogner.

O relatório afirma que a ONU, até agora, documentou as mortes violentas de 441 civis (341 homens, 72 mulheres, 20 meninos e 8 meninas) nas três regiões apenas nas primeiras 6 semanas da invasão russa. O relatório adverte que os números reais provavelmente serão consideravelmente maiores, pois o trabalho ainda está em andamento para corroborar os 198 assassinatos adicionais ocorridos nas regiões de Kyiv, Chernihiv e Sumy da Ucrânia ocupadas pela Rússia nos estágios iniciais do ataque armado em andamento contra Ucrânia.

Além da execução sumária de civis, o relatório abrange casos em que as tropas russas lançaram ataques que não respeitaram o princípio da distinção entre objetivos militares e civis e falharam em tomar todas as precauções possíveis para poupar os civis. “Os civis foram alvejados nas estradas enquanto se moviam dentro ou entre os assentamentos, inclusive ao tentar fugir das hostilidades”, disse Bogner.

O relatório examina 100 assassinatos com mais detalhes. Desse número, segundo a avaliação do relatório, 57 corresponderam a execuções sumárias (48 homens, 7 mulheres e 2 meninos). Trinta deles ocorreram em locais de detenção, enquanto as 27 vítimas restantes foram mortas no local, logo após ficarem sob o controle das forças russas.

“Soldados russos levaram civis para locais de detenção improvisados e depois os executaram em cativeiro. Muitos dos corpos das vítimas foram encontrados com as mãos amarradas nas costas e ferimentos de bala na cabeça”, disse Bogner.

O relatório constatou que homens e meninos representavam 88% de todas as vítimas de execuções sumárias, sugerindo que os homens foram desproporcionalmente visados com base em seu gênero.

O relatório afirma que, embora muitos meses tenham se passado desde que os primeiros assassinatos se tornaram conhecidos, muito precisa ser feito para responsabilizar os responsáveis. O Escritório de Direitos Humanos da ONU não encontrou nenhuma informação de que as autoridades russas estejam investigando ou processando ativamente qualquer um desses casos. Bogner pediu à Federação Russa que investigue prontamente todas as supostas violações do direito internacional e leve os responsáveis à justiça.

O texto completo do relatório temático do ACNUDH “Mortos de civis: execuções sumárias e ataques a civis individuais nas regiões de Kyiv, Chernihiv e Sumy no contexto do ataque armado da Federação Russa contra a Ucrânia” está disponível em inglês, ucraniano e russo.

Para mais informações e solicitações da mídia, entre em contato com a Missão de Monitoramento de Direitos Humanos da ONU na Ucrânia:

Kris Janowski +380952300437 krzysztof.janowski@un.org

Kateryna Girniak +380504868364 kateryna.girniak@un.org

Sem comentários: