domingo, dezembro 25, 2022

A consciência dilacerada da sociedade russa

"Se lembre, não sou eu, foi o Putin"

O Instituto de Conflitologia e Análise da rússia iniciou um monitoramento sociológico mensal da sociedade russa chamado «Espelho da rússia». O estudo mostra o retrato de um povo bipolar, dado à «duplicidade dos pensamentos», que não consegue mais fazer as relações de causa e efeito. 

De 26 de novembro a 9 de dezembro de 2022, a primeira onda do estudo foi realizada em uma amostra totalmente russa. A metodologia de pesquisa é CATI (Entrevista Telefônica Assistida por Computador) ou uma pesquisa telefônica usando um questionário estruturado interativo usando um software especial para a realização de pesquisas sociológicas. Um total de 1208 entrevistados foram entrevistados.

O que o estudo mostra:

1. Por um lado, 62% da população adulta acredita que os eventos na federação russa estão se desenvolvendo na direção certa. Por outro lado, o principal problema do país é considerado, pela maioria dos russos, a «operação militar especial» - esse problema foi considerado o principal por 50% dos entrevistados. Todos os outros problemas - baixos salários e pensões, aumento de preços, cuidados médicos caros - ficaram em segundo plano para os entrevistados.

2. 73% dos entrevistados são otimistas quando pensam no futuro da federação russa e em seu próprio futuro. No entanto, quase 60% dos russos têm parentes, amigos ou conhecidos que foram mobilizados recentemente, e um terço já tem os que morreram durante a «operação militar especial».

3. 61% da população russa acredita que a mobilização parcial no outono foi a decisão certa. E, ao mesmo tempo, mais da metade qualificam de injusto socialmente, quando mobilizaram em sua maioria cidadãos pobres e sem influência social.

4. Por um lado, 58% dos russos apoiarão a decisão de anunciar uma mobilização geral na federação russa. Por outro lado, 60% têm certeza de que mesmo durante a mobilização parcial os militares russos não estavam devidamente equipados.

5. Metade dos russos é a favor de que o “OME” não tenha limite temporal e dure o tempo que for necessário. Ao mesmo tempo, 69% perceberam positivamente se a “operação militar especial” terminasse amanhã.

6. Apenas 3% dos entrevistados acreditam que a “operação militar especial” alcançou todos os seus objetivos e 39% acreditam que os alcançou parcialmente. Ao mesmo tempo, 74% avaliaram positivamente a retirada das tropas russas de Kherson.

7. A sociedade russa é mais inequívoca sobre ataques com mísseis contra a infraestrutura energética crítica da Ucrânia: 63% apoiam essas ações de seu comando político-militar. Duas vezes menos russos se opõem a isso.

Ver a apresentação completa dos resultados: https://ikar-thinktank.org/ru/explorations/14  

1 comentário:

Anónimo disse...

Sim, mas é preciso levar em conta que as pessoas sentem medo de dizer que sáo contra a guerra. Elas podem pensar que a pesquisa é uma armadilha do serviço secreto para prender os dissidentes. Eu, particularmente, sou contra a guerra, mas que me coloco no lugar de um russo; embora fosse convictamente contrario a guerra, teria medo de expressar isso em público. Estamos falando de uma sociedade autoritária.