terça-feira, dezembro 27, 2022

Diário animado da guerra russa: Sumy

Sofia Kornienko é jornalista, voluntária e artista, criadora do desenho animado «Sumy», sobre uma garota ucraniana da cidade de Sumy, que fugiu da invasão russa à Europa Ocidental.
A curta de animação é baseada na história de uma menina ucraniana de 11 anos, Milana Ostapenko, que conseguiu sair da cidade de Sumy e chegar à Europa Ocidental. Milana conta sua própria história, Sofia Kornienko a escreveu, desenhou todas as imagens e editou a animação.

Voz de criança: Ainda não temos para onde voltar, enquanto durar a guerra. Quando tudo for reconstruído, quando tudo estiver bem, quero morar lá. Não me arrependo de ter ido embora. A verdade é que sinto muita falta da minha família. Mesmo que minha mãe diga para morar aqui, ainda irei para Ucrânia.

E também tinha uma menina da idade dela, de Kyiv, eles não tinham carro, só os vizinhos tinham carro, e havia arranha-céus, e entre esses arranha-céus eles tinham que rastejar na lama de bruços à noite. Mãe amarrou o seu filho mais novo, de um ano, a si. Eles rastejaram assim sob o bombardeio russo e ainda assim conseguiram escapar. Essa menina estava muito mais paralisada, e outra menina disse a ela (estamos falando de crianças de 10 anos agora): “Não se preocupe, você vai estudar aqui e terá alguns amigos. Fará amizades com as meninas daqui”. E aquela que rastejou de bruços perto de Kyiv disse: «Minha amiga levou um tiro na nuca».

1 comentário:

Anónimo disse...

O Serhii "Filya" Filimonov do movimento Honor, que capturou o Lulu, está lutando em Sumy.

Já tem a lista para o Alternativamente Dotado de 2022?