quarta-feira, dezembro 28, 2022

«Na Ucrânia todos diziam ‘Conte a minha história´» – João Porfírio

João Porfírio, editor de fotografia do jornal «Observador», esteve três meses a cobrir a guerra na Ucrânia, e conta que o seu trabalho tinha como objetivo dar a conhecer ao mundo os dramas que os ucranianos enfrentam.

“Na Ucrânia toda a gente dizia: conte a minha história, obrigada por estarem aqui. Conte a minha história. Obrigada por contarem ao mundo que o meu filho foi morto com uma bala na testa, obrigada por contarem que tive de enterrar o meu marido no quintal da minha casa, que a minha vizinha foi violada por 10 homens das tropas russas. Não consigo contabilizar as pessoas que me disseram obrigado: «Ainda bem que vieram, ainda bem que estão aqui». Eles perderam os familiares, perderam tudo – querem que o mundo ocidental saiba o que ali se passa”, conta o fotojornalista de 27 anos.

Ler mais: https://agencia.ecclesia.pt/portal/ano-2022-na-ucrania-todos-diziam-conte-a-minha-historia-joao-porfirio

https://destaquepopularportugues.wordpress.com/2022/02/28/joao-porfirio-um-algarvio-que-esta-a-fotografar-a-guerra-na-ucrania/

Sem comentários: