quarta-feira, dezembro 28, 2022

«Engels-2» a 2ª Chornobaivka russa

Em resultado do ataque contra aeroporto de «Engels-2» foram danificados 5 Tu-95MS, 17 militares russos morreram, 26 foram feridos, foi destruído a torre de controlo, escreve o blogueiro ucraniano Volodymyr Zolkin.

O ataque contra a base de aviação estratégica russa de Tu-95 e Tu-160 foi reconhecido pelo MoD russo, qua admitiu a morte dos 3 e ferimentos em 4 militares. O ataque foi absolutamente preciso e efetivo, tendo em conta a distância entre o local e a Ucrânia livre, cerca de 700 km e o facto que este já foi o segundo ataque contra o mesmo local. 

É de notar que Ucrânia usa os drones para se antecipar aos ataques da aviação russa. Nas vésperas do ataque, o comando russo estava se preparar para um novo ataque de mísseis contra Ucrânia, pensado para a destruição do sistema eléctrico do país nas vésperas do Ano Novo. Exactamente por isso, o ataque contra a base se deu no período, quando lá estavam à decorrer os trabalhos de preparação e na base havia a presença maciça do pessoal da terra e de pilotos.

Três engenheiros militares russos liquidados em 26-12-22 em «Engels-2»:
major Voronov, 1º tenente Anufrienko e 1º tenente Pampukhin.  

Na TV portuguesa existe a tendência, defendida por um grupo dos ex-militares, alinhados com o Kremlin de minimizar o resultado dos ataques de drones. No entanto, estes, conseguem dois objetivos: diminuem o número de aviões que atacam Ucrânia, colocando alguns dos aparelhos «fora de combate» nas vésperas do ataque russo. E também, fazem com que o comando russo coloque alguns dos aparelhos, bem longe do alcance dos drones ucranianos, tal como aconteceu pela última vez. Quando após o 2º ataque contra a base militar, uma parte de aviões estratégicos foi colocada na base russa de «Ukrayinka» na região de Khabarovsk.

Além disso, como escrevem os propagandistas russos, o Estado-maior russo tem os receios justificados que a cidade de Moscovo será o próximo alvo dos drones. «Se o nosso sistema da defesa antiaérea não consegue defender os alvos estratégicos /entende-se localizados/, então como conseguirá defender /o alvo tão grande/ como Moscovo», escrevem eles no Telegram.    

3 comentários:

Anónimo disse...

engels? A Rússia ainda usa esses nomes?! A Rússia nao se desovietizou, acho que é a Rússia quem precisa ser desestalinizada.

Anónimo disse...

A Ucrânia precisa ter mais atuação internacional para competir contra a Erefii. Precisa ter a sua própria Sputnik, RT e sites em língua portuguesa. Além, é claro, de apoiar os amigos da Ucrânia como o Ancapsu e outros canais.

Anónimo disse...

Prezado anônimo,
A Federação Russa ainda é um país comunista. Há poucos dias inauguraram uma estátua homenageando Fidel Castro em Moscou.