quinta-feira, dezembro 01, 2022

Os germes do mundo russo

O estudo abrange 1.300 pessoas e quase 900 organizações em 19 países. Todos eles apoiam as políticas e a atual ideologia da Rússia na Europa.

A existência de uma rede mundial de organizações russas e pró-russas, bem como numerosos apoiantes de projeções políticas e culturais do chamado “mundo russo” dificilmente é um segredo. A publicação ucraniana TEXTY usou fontes abertas para reunir as informações sobre os potenciais agentes da Rússia em vários níveis, desde políticos de primeira linha até promotores locais do mundo russo, e visualizou as suas descobertas.

Esses políticos, bem como a imprensa, ativistas civis, organizações especializadas e igrejas são os pilares da diplomacia russa que projeta “soft power” ao empregar lobistas tanto no setor público quanto no privado. Centenas desses agentes de influência à vista de todos e os envolvidos indiretamente foram expostos em todo o mundo por meio dos esforços da imprensa, investigadores e agências de aplicação da lei. No entanto, existem milhares mais que ainda permanecem desconhecidos. Usamos fontes abertas para coletar informações sobre mais de 1.300 indivíduos e mais de 900 organizações em 19 países, dos quais 17 são membros da UE (Áustria, Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Irlanda, Espanha, Itália, Hungria, Alemanha, Holanda, França, República Tcheca, Eslováquia, Polônia, Romênia, Grécia e Suécia) mais Sérvia e Reino Unido.

OS RESULTADOS

Grupo 1. Indivíduos e organizações russas

O primeiro grande grupo que identificamos inclui organizações nos países que estudamos que foram estabelecidas pela Rússia. A Rússia não poupa gastos para apoiar os “compatriotas” e promover sua língua e cultura. Também investe fortemente em redes de intercâmbio internacional e parcerias entre universidades.

De acordo com nossa pesquisa, a expansão cultural na maioria dos países inclui uma série de elementos comuns como se fossem uma mesma cartilha. Além da Embaixada, dos consulados e da missão comercial, a hierarquia de influência russa também inclui:

- Centro Russo de Ciência e Cultura em cada país (a chamada “Casa Russa”). Esses são escritórios de representação da Rossotrudnichestvo (o nome completo é Agência Federal para Assuntos da Comunidade de Estados Independentes, Compatriotas que Vivem no Exterior e Cooperação Humanitária Internacional).

- Conselho de Coordenação Local de Compatriotas (escritório de representação do Conselho de Coordenação Mundial de Compatriotas Residentes no Exterior.

- Associações locais de Linguistas Russos / Estudiosos Eslavos / Professores de Língua e Literatura russa (podem ser organizações do tipo "guarda-chuva" ou as entidades diferentes responsáveis ​​por cada uma das três áreas).

- Rede local de parceiros da Fundação Russkiy Mir. Como regra, a própria fundação não mantém escritórios permanentes da sua representação. No entanto, pode administrar os chamados Centros Russkiy Mir ou Gabinetos Russkiy Mir.

Por exemplo, em Portugal funciona a Associação Portuguesa de Amizade e Cooperação Iúri Gagárin (ex-associação Portugal-URSS), dominada pelos simpatizantes do PCP, engajada na promoção das narrativas do Kremlin sobre a guerra russa contra Ucrânia.

- Escritórios de representação local de fundações culturais menores - por exemplo, Instituto Estadual de Língua Russa em homenagem ao A.S. Pushkin, encarregado de promover a língua russa no exterior.

- Redes locais de igrejas russas. Em geral, as igrejas russas pertencem às duas maiores organizações religiosas: o Patriarcado de Moscou e a Igreja Ortodoxa Russa Fora da Rússia.

Recentemente, o Parlamento Europeu adotou uma resolução reconhecendo a Rússia como Estado patrocinador do terrorismo. 58 deputados do PE votaram contra esta decisão. É de notar que mais de 80% daqueles que apoiaram a Rússia nesta votação estão no banco de dados, registados como apoiantes do "mundo russo" por seus "méritos" anteriores.

Ler mais: https://texty.org.ua/projects/108323/germs-russian-world-who-supports-russia-europe

Sem comentários: