sexta-feira, dezembro 09, 2022

Kharkiv e Bakhmut sob ataque dos ocupantes russos

Os fotógrafos ucranianos Kostiantyn & Vlada Liberov publicam as fotos das cidades de Kharkiv e de Bakhmut, alvejadas pelos ocupantes russos pela sua recusa de se render à ideologia neofascista do «mundo russo».

As primeiras fotos mostram o local, onde na cidade de Kharkiv estão sendo colocados os restos de mísseis russos, principalmente de «Grad», que os ocupantes russos usaram e usam para alvejar a cidade. A foto mostra apenas uma pequena parte dos ferros, que a federação russa despeja quase diariamente sobre as cabeças dos civis ucranianos. Como é sabido os Grad russos são sistemas bastante arcaicos e pouco precisos, são usadas contra as cidades unicamente para punir, coletivamente, os civis, sem nenhum objetivo militar real.

A cidade de Bakhmut é o local da frente ucraniana, mais quente de momento. Aqui, diariamente, os ocupantes russos perdem centenas de militares e mercenários do grupo Vagner, mas efetuam vários ataques diários, no intuito de cercar a cidade, para a sua posterior ocupação. A cidade tem pouco ou nenhum valor estratégico, mas os analistas consideram que o seu valor é simbólico, os russos precisam, de ao menos alguma vitória no terreno, para que essa seja apresentada ao eleitorado russo na qualidade de ganhos territoriais e crescimento territorial do novo império russo. 










O exército da Ucrânia aniquila diariamente as forças russas, beneficiando da sua posição defensiva. Naturalmente as forças ucranianas também sofrem as baixas. Estamos perante a situação em que a parte russa utiliza os estratos mais inúteis da sua sociedade, apostando no recrutamento dos prisioneiros e todo o tipo de marginais da sociedade russa. Enquanto Ucrânia perde os melhores filhos e filhas da Pátria, homens e mulheres que defendem o seu país, para garantir que a peste do «mundo russo» seja detida antes que traga destruição e a dor para o resto da Europa.

Sem comentários: