quinta-feira, dezembro 22, 2022

NYT divulga investigação de crimes russos em Bucha

Ver a investigação
O The New York Times publicou a investigação sobre os crimes da guerra russos cometidos em Bucha durante a ocupação da cidade pelo exército russo. A investigação usou relatos de testemunhas oculares, documentos, filmagens feitas por testemunhas oculares ou drones, bem como gravações de conversas telefônicas.

Em uma dessas gravações, um soldado russo fala sobre a ordem do comandante para matar civis. Em outros, se pode ouvir como os interrogatórios estavam sendo realizados.

O NYT conseguiu identificar 22 militares do 234º Regimento de Tropas Aerotransportadas de Assalto da Guarda do Mar Negro que telefonavam para a Rússia, usando os telemóveis dos ucranianos assassinados e mortos na rua Yablonska, onde a maioria dos cadáveres foi encontrada após a retirada das forças armadas russas de Bucha.

Os autores da investigação enfatizam: o comando russo não poderia ignorar os assassinatos sistemáticos de civis ucranianos. Assim, em várias gravações de vídeo feitas perto dos locais dos massacres, pode-se ver uma pessoa que é chamada de «camarada coronel». Os jornalistas sugerem que este é o comandante do 234º regimento, Artem Gorodilov.

Sem comentários: