domingo, março 18, 2018

Síria: contra-ataque do Daesh/EI e ataque contra Hmeimim

No sul da Síria, aproveitando a cobertura de tempestade de arreia, reapareceu Daesh/EI, contra-atacando, simultaneamente, em três ou mesmo quatro frentes. Além disso, e desta vez à partir do mar, foi atacada a base aérea de Hmeimim, usada pela aviação russa.

Daesh/EI atacou em 4 frentes: capturou um alvo estratégico, a estação T2 de bombagem do petróleo na margem direita do rio Eufrates. Estação T2 é a chave de funcionamento de um dos poucos oleodutos sírio, ainda em funcionamento regular. As unidades do Daesh/EI também atacaram a cidade de al-Maydain e à partir da zona sul da cidade de Abu Camal, sob domínio dos militantes islâmicos, foram atacados outros bairros da mesma cidade. Além disso, um grupo móvel seu, de 100-150 pessoas atacou as posições das forças do regime do Damasco na parte sul da Hama.
A tempestade de deserto não permite a atuação precisa da força aérea, estes “tempos mortos”, são sistematicamente aproveitados pelo Daesh/EI para se reagrupar e contra-atacar onde consegue e onde sente a fraqueza dos seus oponentes.

Não é de prever que o contra-ataque do Daesh/EI tenha uma importância estratégica, possivelmente o seu objetivo é a captura dos troféus. Assim como aconteceu na 2ª captura de Palmira, inicialmente se pretendia capturar o armamento, em resultado a cidade por três meses ficou sob controlo dos islamistas.
Ler mais
Como será desta vez é uma incógnita, a região está praticamente abandonada, pelo que resta, das forças armadas sírias e é controlada pelos mercenários xiitas do Irão e do Afeganistão, escreve o blogueiro militarista russo el-murid.

Hmeimim

Surgiram as notícias sobre o ataque da base aérea russa em Hmeimim, à partir do mar, por objeto(s) voador(es) não identificado(s). Em resposta, a base disparou, no mínimo dois mísseis “terra-ar”. Esperam-se novos ataques do Hmeimim e no porto de Tartus. Os responsáveis do ataque são desconhecidos.

3 comentários:

Anónimo disse...

sobre a morte dos mercenarios russos:

https://www.youtube.com/watch?v=GB3A83JuTfo

francisco júnior disse...

O.o

francisco júnior disse...

sotaque gringo essa canal e de qual país?