terça-feira, junho 14, 2016

Ucrânia consegue a libertação dos seus POW

Ucrânia conseguiu negociar a libertação de mais dois prisioneiros políticos (POW – prisioneiros da guerra), que estavam presos nas cadeias russas à troco da entrega à federação russa de dois cidadãos ucranianos (!), presos pela participação nas atividades separatistas no sul do país.

No dia 14 de junho voltaram à Ucrânia dois cidadãos ucranianos, Gennadiy Afanasyev (25) e Yuriy Soloshenko (74), que foram julgados na federação russa e condenados às penas de prisão de 7 e 6 anos respetivamente. Ambos foram levados às colonias penais na parte asiática daquele país, muito longe da sua Ucrânia natal. Em troca, Ucrânia entregou à federação russa dois cidadãos ucranianos (!), Yelena Hlushynska(ya) e Vitaliy Didenko, ambos extremamente ativos no movimento separatista na região ucraniana de Odessa em 2014-15.

A sua libertação foi comentada pelo presidente Petró Poroshenko na sua página do Facebook:
Finalmente!
Gennadiy Afanasyev e Yuriy Soloshenko já estão à bordo do avião ucraniano à voarem de Moscovo para Ucrânia.
Quanto tempo nós lutamos por este momento!
Abraço fraterno entre os dois ucranianos libertos
Como explicava recentemente o chefe da secreta ucraniana SBU, Vasiliy Hrytsak, os separatistas visados pretendiam proclamar no sul da região de Odessa uma unidade terretorial separatista, chamada de “Bessarábia independente”; no intuito de, com ajuda dos serviços secretos e unidades paramilitares russas destabilizar a situação no sul da Ucrânia, em Moldova e na Roménia. Em resultado das ações do SBU, a rede separatista foi parcialmente aniquilada, uma parte dos cabecilhas separatistas foi presa, entre eles a diretora de uma TV privada Yelena Hlushynska(ya) e o editor-chefe de uma página on-line, Vitaliy Didenko. Durante a sua detenção, Didenko saltou do 2º andar do apartamento onde morava (onde SBU achou a cocaína), o que resultou em algumas fraturas.
Finalmente livres e na Ucrânia!
A atual troca dos prisioneiros entre dois países não pode ser considerada nem de recíproca, nem como o gesto de boa vontade, pois todos os figurantes são cidadãos da Ucrânia. A entrega dos separatistas ao pedido da Rússia, apenas significa que a federação russa confirma que estes, realmente, são os seus agentes de influência. Note-se que um outro separatista da dita “Bessarábia popular”, Artem Buzila, queixou-se na prisão dos certos protetores de alto escalão (à quem chamou de “mestres do fantoches cruéis e sem coração”) que lhe prometeram “ajuda e proteção em quaisquer situações e imediatamente negaram à ligação ao projeto, logo que os ativistas ficaram atrás das grades”. Não está excluída a hipótese do que a troca atual dos prisioneiros decorreu no âmbito da assistência prometida destes mesmos mestres e curadores.
Os dois separatistas já no solo russo, sendo Sra. Hlushynska com bebé nascido durante a sua detenção
Apesar de a Rússia escolher como moeda de troca dois cidadãos ucranianos, na Ucrânia se encontram presos dois cidadãos russos, Yevgeni Mefedov e Maksim Sakauova, ambos detidos pela sua participação nas ações de terrorismo urbano do movimento “anti-Maydan” em Odessa. No caso do segundo figurante, em dois anos da sua permanência na Cadeia de Detenção Operativa (SIZO), ele nunca foi visitado pelo Cônsul da federação russa. O que não invalida a possibilidade que estes dois terroristas poderão ser trocados por outros presos políticos e prisioneiros da guerra ucranianos que continuam ser presos nas cadeias e colónias penais da Rússia, escreve a página ucraniana Dumskaya.net.

Recordar a tragédia do Il-76MD
"Em memória eterna aos anjos da Ucrânia"
No dia 14 de junho de 2014, cerca de 1h00, no aeroporto de Luhansk, foi abatido, pelo fogo terrorista (foi usado um míssil antiaéreo “Igla” e fogo das metralhadoras pesadas), o Il-76 da Força Aérea da Ucrânia que transportava 40 pára-quedistas e 9 membros da tripulação. Todos eles morreram. Todos os páras pertenciam à 25ª Brigada especial aerotransportada de Dnipro, os tripulantes eram da cidade de Zaporizhia.

A última fotografia, 13 de junho, 2014, antes de voarem à eternidade...
De pé, de esquerda à direita:
Artem Sanzharovec (1º soldado, natural da região de Dnipropetrovsk);  Artem Skalozub (1º soldado, artilheiro sénior, natural da região de Dnipropetrovsk); Kostiantyn Avdeev (1º soldado, artilheiro sénior, natural da região de Dnipropetrovsk); Serhiy Lisnoy (motorista, soldado, natural da região de Dnipropetrovsk); Yevhen Reznikov (comandante do canhão, sargento, natural da região de Dnipropetrovsk); Militar desconhecido (sentado).
---
Reino dos Céus e a memória eterna à todos os militares caídos!
Glória à Ucrânia!

Sem comentários: