terça-feira, julho 08, 2025

Perdas históricas da aviação russa: 21 aviões em junho de 2025

A página OSINT Oryx, que regista as perdas dos equipamentos militares na guerra russo-ucraniana, registou 21 aviões russos perdidos no mês de junho de 2025. De recordar, que Oryx regista apenas as perdas que têm a confirmação em foto e/ou vídeo. 

Perdas russas em abril de 2025: +2 aviões e -2 helis (correção anterior)

Perdas russas em maio de 2025: +2 aviões e +1 helicóptero

O que significa várias coisas: a) a operação ucraniana «Pavutyna» (Teia de Aranha) resultou em destruição confirmada, total ou parcial, de cerca de 18-19 aperelhos russos; b) o número de aparelhos perdidos pode ser bastante maior; c) outros dois ou três aparelhos russos foram abatidos pelas FAU em situações diferentes; d) como se pode visualizar, pelos dados confirmados dos meses anteriores, o número de aviões russos abatidos pela Ucrânia rondava dois aparelhos por mês. 

A realidade da violência russa

Pelicano majestoso abatido por um drone russo pela «diversão» dos ocupantes

Quando se pensava que se atingiu o fundo da demência da violência russa, eis os ocupantes russos conseguiram «surpreender», divulgando, eles próprios, um vídeo, em que um operador do drone russo, mata, nos céus da Ucrânia um pelicano (Sic!), pássaro raro e bonito, uma espécie animal, listada no Livro Vermelho dos animais em perigo de extinção...

2 comentários:

Anónimo disse...

Sendo o Yan Boechat um “jornalista” anti-ucraniano, como ele entrou na Ucrânia via Kiev? O governo ucraniano não sabia de suas atividades?

Jest Nas Wielu disse...

Ucrânia é um país democrático e Boehat usa o seu livre arbítrio, naturalmente tendencioso, mas dentro da legalidade. Se tiver algo dele fora do aceitável, partilhe pfr