domingo, julho 06, 2025

‼Crimes de guerra russos: ataques deliberadas contra o serviço de emergência

Os ocupantes russos publicaram abertamente um vídeo em que um drone russo atacou, deliberadamente, e ao luz do dia, o camião do Serviço Ucraniano de Emergências (DSNS). Os civis socorristas ucranianos, que salvam as vidas de outros, foram atacados, propositadamente, pelo exército russo. 

Aconteceu em Kherson. Estamos perante mais um caso flagrande do terror, do crime de guerra e de desumanidade demonstrativa, praticados pelos ocupantes russos. Atacar aqueles que estão a resgatar pessoas dos escombros significa lutar contra a própria vida. 

A reação expontânea de aprovação do público russo é muito ilucitativa

Rapidamente, se aprecebendo do que se auto-denunciaram publicamente, expondo o seu próprio crime de guerra, os russos tentaram justificar o ataque de seguinte forma (texto russo no printscrean acima): «DSNS — Serviço Estatal de Situações de Emergência se torna o alvo nos casos em que impede a execução das tarefas de combate». Pelo vídeo russo é visível que o camão de DSNS está num bairro civil, longe de quaisquer alvos militares. Então só existe uma única lógica interpretação da «justificativa» russa: as suas «tarefas de combate» são mesmo para matar os civis ucranianos e o pessoal do serviço de emergências impedia a execução dessas mesmas «tarefas».

Um pelicano, morto por um drone russo apenas por «diversão russa»

Quando se pensava que é o fundo da demência da violência russa, eis os ocupantes russos conseguiram «surpreender», divulgando um vídeo, em que um operador do drone russo, mata, nos céus da Ucrânia um pelicano (Sic!), pássaro raro e bonito, uma espécie animal, listada no Livro Vermelho dos animais em perigo de extinção...

1 comentário:

Anónimo disse...

O que poderia estar por trás da morte do ministro russo? Eliminicao de arquivo?