sábado, julho 19, 2025

A guerra russa na Ucrânia vista pelos putinistas checos

No início, foi publicado um apelo: Acha que a guerra na Ucrânia é uma farsa? Que os media estão a mentir sobre o número de mortos e o impacto da «operação militar especial» na Ucrânia? Venha à audição e torne-se o herói de um novo filme.

Foi assim que começou a ser escrita a história do filme «Velký vlastenecký výlet» (A Grande Viagem Patriótica), de Robin Kvapil. Sessenta pessoas candidataram-se ao casting dos realizadores, e três «heróis» acabaram por ir para a Ucrânia com a equipa – dois homens e uma mulher, por coincidência todos mais ou menos apoiantes da rússia de putin. Foram ver com os seus próprios olhos como é a guerra na Ucrânia. Um documentário do tipo road movie, na viagem de Praga para Kharkiv, devastada pela guerra, até a região de Donbas. 

Blogueiro: naturalmente, os putinistas europeus (e todos os outros) são uma espécie de terraplanistas, mesmo vendo todas as atrocidades cometidas pela rússia e seu exército na Ucrânia, dizem e vão dizer que «a curpa é da Ucrânia».

UPD: Conversando com um voluntário, as personagens do filme descobrem que soldados russos violaram crianças ucranianas: tanto raparigas como rapazes. Este facto choca profundamente o trio checo. No entanto, mais tarde, um deles, Ivo encontra, se não uma desculpa, pelo menos uma boa explicação para as ações dos ocupantes russos: «Claro que não se pode violar as raparigas. Mas se é um soldado que não sabe se vive amanhã e vê uma mulher bonita, que assim seja».

Sem comentários: