quarta-feira, novembro 30, 2022

Militares russos usam estupro como arma de guerra na Ucrânia

Ler mais
Militares russas, incluindo comandantes, "encorajam e ordenam" tropas a estuprar as ucranianas. As evidências mostram que a violência sexual por parte do exército russo na Ucrânia ocupada envolveu planeamento sistemático.

Mulheres ucranianas detalharam como as tropas russas ordenaram que pendurassem panos brancos do lado de fora de suas casas para que outros soldados soubessem quem estuprar, afirmaram os investigadores.

Os comandantes iriam "encorajar e ordenar" as tropas a estuprar mulheres em cidades ocupadas pelos russos na Ucrânia durante a guerra, disse o advogado criminal britânico Wayne Jordash, que está auxiliando nas investigações de crimes de guerra em Kyiv.

Em algumas áreas ao redor da capital ucraniana de Kyiv, há evidências de que a violência sexual cometida pelas tropas russas envolveu um nível de organização que "relaciona o planeamento em um nível mais sistemático", disse Jordash.

A natureza 'sistemática' da violência sexual cometida pelas tropas russas fornece ainda mais evidências de que os comandantes e soldados de Vladimir Putin usaram o estupro como arma de guerra nos nove meses desde o início da bárbara invasão.

Campanhas sistemáticas de estupro em massa na guerra usam a impregnação forçada como uma ferramenta para limpar etnicamente uma nação e traumatizar psicologicamente gerações de pessoas.

As crianças nascidas como resultado desse estupro durante a guerra são muitas vezes estigmatizadas, pois se tornam uma “lembrança viva do conflito”, dizem os acadêmicos.

Mulheres em toda a Ucrânia detalharam a terrível violência sexual e agora surgiram evidências mostrando que os comandantes russos sabiam ou até mesmo ordenaram uma campanha sistemática de estupro.

Ler mais https://www.dailymail.co.uk/news/article-11461219/Some-Russian-commanders-knew-sexual-violence-encouraged-says-lawyer-advising-Kyiv.html

https://metro.co.uk/2022/11/28/russian-soldiers-ordered-to-use-rape-of-children-as-weapon-of-war-17842212/

Sem comentários: