terça-feira, dezembro 19, 2017

Petró Poroshenko em visita oficial ao Portugal para reforçar cooperação bilateral

Petró Poroshenko, Marcelo Rebelo de Sousa e Maryna Poroshenko | foto @president.gov.ua
Petró Poroshenko realizou esta segunda-feira uma visita oficial a Portugal. O presidente da Ucrânia encontrou-se com o presidente português Marcelo Rebelo de Sousa, com chefe da Assembleia da República e com o 1º ministro. Portugal e Ucrânia assinaram quatro acordos bilaterais para reforçar as relações económicas e a cooperação em áreas como energia, desporto e juventude.
Foto: André Kosters | Reuters/Lusa
A deslocação de Petró Poroshenko a Portugal “permitirá reforçar os laços bilaterais e a cooperação entre os dois países, no ano em que se evoca o 25.º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas” entre Lisboa e Kyiv, segundo uma nota publicada na página da internet da Presidência portuguesa.

Petró Poroshenko foi recebido com honras militares pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, onde os dois chefes de Estado tiveram um encontro oficial e fizeram declarações à imprensa. De seguida, o Presidente da Ucrânia foi recebido pelo presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues.
Petró Poroshenko no palácio de Belém
Presidente da Ucrânia teve um almoço de trabalho com o primeiro-ministro, António Costa, no Palácio das Necessidades, sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros, onde foi efetuada a assinatura de vários acordos e instrumentos bilaterais, “refletindo o interesse e o dinamismo com que Portugal e a Ucrânia encaram o seu relacionamento”, refere a mesma nota de Belém.

Ler mais

O Presidente da República [portuguesa] diz que é preciso homenagear os cidadãos ucranianos que vivem em Portugal, pelo contributo que têm dado para o desenvolvimento “económico, social e cultural” do país.

por: João Alexandre, TSF.pt

Num momento em que se assinala o 25º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre Lisboa e Kyiv, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou, durante visita do homólogo ucraniano, Petró Poroshenko, que Portugal foi um dos primeiros países a reconhecer, em 1992, o território ucraniano.

De lá para cá, diz o presidente português, o relacionamento entre os dois países tem “evoluído de forma estável positiva”, afirmando-se em “vários domínios”.
Petró Poroshenko na sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros | foto @STR/EPA
Segundo o chefe de Estado, é esse bom relacionamento entre Portugal e a Ucrânia que será salientado, ainda esta segunda-feira, por via da assinatura de acordos em áreas como a eficiência energética, as energias renováveis e os combustíveis alternativos, com Marcelo Rebelo de Sousa a referir-se a Portugal como um país na “extremidade ocidental da Europa” e à Ucrânia como um Estado de “importância estratégica” que se situa numa região de “enorme potencial”.

Marcelo: Portugal tem apoiado de forma constante a Ucrânia, na UE e não só

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta segunda-feira perante o seu homólogo ucraniano, Petró Poroshenko, que “Portugal tem apoiado de forma constante a Ucrânia”, na União Europeia (UE) e não só.

Numa declaração na Sala das Bicas do Palácio de Belém, em Lisboa, após ter recebido o Presidente da Ucrânia, o chefe de Estado português prestou “uma homenagem muito especial e sentida, de gratidão” aos ucranianos residentes em Portugal, elogiando a sua integração e referindo que “são já a terceira comunidade” estrangeira.

Marcelo Rebelo de Sousa considerou que essa comunidade tem sido “um fator muito importante” para o dinamismo do relacionamento bilateral que, no seu entender, tem evoluído “de forma estável e positiva” em vários domínios, “como os acordos que serão celebrados esta tarde o vão demonstrar”.

Com Petró Poroshenko ao seu lado, o Presidente da República discursou cerca de cinco minutos, em português, e começou por salientar que “Portugal foi um dos primeiros países a reconhecer a Ucrânia, em 1992” e que os dois países celebraram no início deste ano 25 anos de relações diplomáticas.

“Quero também sublinhar que Portugal tem apoiado de forma constante a Ucrânia, não só no seio da UE, da NATO, da OSCE (Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa) e de outras organizações internacionais, mas também bilateralmente”, afirmou.

Ler mais

Presidente da Ucrânia elogia apoio de Portugal à “integridade territorial” do país e apela à paz

O Presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, elogiou esta segunda-feira o apoio de Portugal à “soberania e integridade territorial” do país, após um primeiro encontro com o homólogo português no Palácio de Belém no início de uma breve visita oficial a Lisboa.
Petró Poroshenko e o 1º ministro de Portugal, António Costa | foto @Tiago Petinga/LUSA
“Portugal reconheceu a ocupação ilegal da Crimeia e reconheceu que a Rússia ocupou território ucraniano na região do Donbass [leste do país]. Esta questão da segurança foi muito discutida entre nós, um trabalho efetivo entre os dois países e um apoio de Portugal à Ucrânia para a integração na União Europeia (UE)”, assinalou o chefe de Estado ucraniano, em breves declarações à imprensa ao lado de Marcelo Rebelo de Sousa.

Ler mais

Portugal e Ucrânia assinam acordos para reforçar cooperação económica

Portugal e a Ucrânia assinaram esta segunda-feira quatro acordos bilaterais para reforçar as relações económicas e a cooperação em áreas como energia, desporto e juventude, durante a visita que o Presidente ucraniano realiza a Lisboa, no ano em que se assinala o 25º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas bilaterais.

O Presidente da Ucrânia, Petró Poroshenko, reuniu-se com o primeiro-ministro, António Costa, no Palácio das Necessidades — sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros — durante cerca de 30 minutos, seguindo-se a assinatura dos acordos e memorandos de entendimento pelos dois países.
No palácio das Necessidades — sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal | foto @Tiago Petinga/LUSA
O acordo sobre cooperação económica “visa reforçar as relações económicas bilaterais”, em áreas como a indústria química, as infraestruturas, transportes, ambiente e turismo. Este acordo “complementará, no plano económico, o acordo de associação celebrado entre a União Europeia e os seus Estados-membros, por um lado, e a Ucrânia, por outro”, em vigor desde 1 de setembro passado.

Além deste, os dois países assinaram um memorando de entendimento na área da eficiência energética, energias renováveis e combustíveis alternativos, que visa “identificar e aproveitar oportunidades para a realização de projetos conjuntos” nestes domínios.

Ler mais

Sem comentários: