quarta-feira, março 15, 2017

Os freaks do bestiário terrorista

Um dos elementos de propaganda, usados pela organização terrorista “dnr” na promoção do seu grupo é a distribuição da “cidadania” e dos “passaportes” da “república popular” aos representantes da Jet7 russa. Um dos últimos contemplados foi o ator Nikita Dzhigurda que permaneceu como “cidadão” do grupo terrorista por apenas cinco dias.

Nascido em Kyiv e cidadão da Ucrânia, Dzhigurda (1961) notabilizou-se no cinema russo, embora hoje é conhecido na Rússia como cantor e socialite polémico, a personagem em perseguição constante de “fama de 15 minutos”, na expressão do Andy Warhol. No dia 9 de março ele recebeu, com a pompa e circunstância o “passaporte” da dita “dnr”, que perdeu publicamente apenas cinco dias depois, em 14 de março.
Com o passaporte fake da dita "dnr"
Entre as duas datas Dzhigurda tinha afirmado que pretendia representar a “dnr” no concurso da Eurovisão e que tem apoio neste projeto de um dos chefes separatistas, Denis Pushilin. Esta e outras trapalhadas obrigaram o líder da dita “dnr”, Oleksandr Zakharchenko ir à TV e assumir publicamente o “erro pessoal”, declarado a retirada do “passaporte” e da “cidadania” ao ator.

“O decreto da retirada da cidadania já está assinado. Houve um erro, peço desculpa por emitir o passaporte ao Nikita Dzhigurda, peço desculpas ao povo de Donbas”, – tinha dito Zakharchenko.

O blogueiro ucraniano de Donbas, Oleksandr Chernov, escreveu que para Dzigurda, que neste momento está ao nível de receber 500 dólares por cada atuação artística, a recepção do “passaporte” foi um negócio. Alegadamente ele tinha pedido aos terroristas 200.000 rublos (3.400 dólares), mas em resultado das negociações aceitou o valor de 30.000 rublos (510 dólares).
Com o seu passaporte ucraniano
O mais interessante poderá vir à seguir. Nikita Dzhigurda é cidadão da Ucrânia, como ele conta em várias entrevistas, Rússia recusa lhe a atribuição da cidadania, argumentando que ele é cidadão ucraniano. Em resultado das danças frenéticas “com os ursos”, a personagem se arrisca à perda da cidadania ucraniana e em transformação em um apátrida. O novo papel que até pode entreter o nosso socialite, pelo menos inicialmente.

Sem comentários: