quinta-feira, março 09, 2017

O documentário “Healing Hands”: a história tocante do Mykola Nyzhnykovskyi

O estúdio canadense W5 ganhou o Canadian Screen Award na categoria Best News or Information Program pelo seu filme documentário “Healing Hands” (Mãos que Curam), a história do menino ucraniano Mykola Nyzhnykovskyi (11) que perdeu o seu irmão e foi gravemente ferido por brincar com um morteiro não explodido de RPG.
O terrorista brasileiro Caique d´Angelo com RPG nas mãos...
Os médicos ucranianos salvaram a vida do Mykola, mas ele perdeu as pernas e o braço direito. Ele também sofreu graves lesões internas e trauma facial e craniano. Faltava lhe um pedaço do crânio. O seu futuro parecia sombrio – até que o menino foi visto por uma missão médica canadense que veio para Ucrânia.
Faça click pare ver o vídeo, 1ª parte
A história foi horrível e seus ferimentos foram devastadores”, dizia o Dr. Oleh Antonyshyn em entrevista à W5.

Dr. Antonyshyn é o cirurgião-chefe e organizador de uma série de missões médicas na Ucrânia. Um orgulhoso canadense de origem ucraniana, ele foi para Ucrânia no final de outubro de 2016 na sua terceira missão em pouco mais de um ano, levando a equipa de 22 profissionais médicos – os cirurgiões, anestesistas, enfermeiros e um terapeuta ocupacional – todos voluntários.
Os médicos canadenses na entrada do hospital militar de Kyiv
A sua missão com a duração de uma semana, a terceira organizada pela Fundação Canadá-Ucrânia (CUF), foi financiada pelo governo canadense no valor de 500.000 dólares. O dinheiro foi usado para operar os 38 militares ucranianos gravemente feridos nos rostos, crânios e braços, fruto da atual guerra contra as forças invasoras russas e separatistas. Mais de meio milhão de dólares foram destinados à uma missão em fevereiro.
O terrorista brasileiro "Felix" (20) com RPG nas mãos...
O exército da Ucrânia permitiu que Mykola fosse operado no hospital militar de Kyiv. Ele estava visivelmente assustado, sendo preparado para a cirurgia. Isso, até conhecer o Dr. Adrian Hawaleshka, um anestesiologista ucraniano-canadense de Winnipeg. Os cirurgiões canadenses removeram um pedaço de estilhaço do queixo, reconstruíram o lábio inferior, retiraram algumas cicatrizes no rosto e colocaram uma tela de titânio no seu crânio.

Cinco semanas depois Mykola e sua mãe Alla viajaram para Canada, onde foram atendidos no Hospital Shriners para Crianças em Montreal. Seus problemas médicos persistentes foram atendidos e ele receberá as três próteses que melhorarão drasticamente a sua vida. Todos os custos médicos estão sendo cobertos pelo Hospital Shriners.
Faça click para ajudar Mykola!
A Fundação Canadá-Ucrânia criou o Fundo Help Mykola para cobrir as despesas como viagens, alojamento e outros tratamentos médicos não patrocinados pela Shriners.

Para os médicos canadenses em Montreal e aqueles que se ofereceram a trabalhar na Ucrânia, não poderia haver maior realização do que dar a este menino de um país devastado pela guerra a chance de correr e brincar novamente. Mas primeiro, Mykola enfrenta um longo caminho para a recuperação.

Sem comentários: