Na
década de 1960 nasceu a ideia de transformar a viatura ZAZ 965, fabricada na Ucrânia
em 1960-1969, num caro desportivo semelhante ao Porsche 911. Os especialistas dos
institutos moscovitas NAMI
e
MZSA
criaram
um coupé elegante MKZ-NAMI “Sport-900”.
O
primeiro protótipo foi fabricado em 1963. No chassi do ZAZ-965A foi instalada a
carroçaria de fibra de vidro elegante com 3.725 mm de cumprimento e de apenas 1.170
mm de altura. O design possuía as características visíveis dos coupés ocidentais
de motor traseiro, casos de Renault Caravelle, Volkswagen Karmann-Ghia ou NSU Prinz.
O
coupé “Sport-900” apostava na formula 2 + 2, ou seja, os seus criadores conseguiram
manter o banco traseiro de dois passageiros. A consola central original possuía
uma certa inclinação, muito habitual em diversas viaturas desportivas modernas.
O
uso de carroçaria de fibra de vidro permitiu reduzir o peso da viatura até 500
kg. Assim, mesmo com um motor de 900 cc, de apenas 27 cavalos de potência e com
a transmissão manual de 4 velocidades, a viatura atingia as velocidades
superiores aos 100 km/h.
Os
criadores esperavam receber a permissão de fabricar ZAZ “Sport-900” na cidade ucraniana
de Zaporizhia. No entanto, as autoridades soviéticas recusaram o projeto e a
produção não foi além dos 5-6 protótipos. Algumas destas viaturas exclusivas
sobreviveram até os dias de hoje, mas todas exigem uma restauração séria (fonte).
Bónus
O atual tuning ucraniano do ZAZ 965:
Bónus 2
Os
exemplos dos protótipos e até as viaturas de série ocidentais da mesma época:
Pontiac Banshee XP-833, 1964 |
Bizzarrini Manta (ItalDesign), 1968 |
Alfa Romeo 33 Stradale, 1968 |
Blogueiro:
muito interessante é verificar o perfil dos institutos que criaram o conceito
do ZAZ “Sport-900”. O instituto NAMI,
criado na década de 1920, desde 1924 se dedicava à autorização de todas as compras
soviéticas de automóveis ocidentais (qualquer entidade pública soviética que
pretendia comprar alguma viatura ocidental era obrigada solicitar uma licença à
este instituto). Mais tarde, o instituto, de facto, estava se dedicar à
espionagem industrial, comprando as viaturas no Ocidente, cujas elementos de
construção depois eram copiadas pela indústria automóvel soviética, atrasada em
relação ao ocidente em cerca de duas décadas.
A fábrica experimental moscovita
MZSA foi criada em 1948 e no início
se dedicava à produção das diversas empilhadeiras, mas em 1955 se tornou a
unidade fabril fechada, “caixa postal № 4111”, passando à produzir para o Ministério da
Defesa da URSS. Ou seja, muito provavelmente, se dedicando à mesma espionagem
industrial, mas já para o exército soviético.
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