sábado, fevereiro 25, 2017

Porsche ucraniano: a estória do coupé ZAZ “Sport-900”

Na década de 1960 nasceu a ideia de transformar a viatura ZAZ 965, fabricada na Ucrânia em 1960-1969, num caro desportivo semelhante ao Porsche 911. Os especialistas dos institutos moscovitas NAMI e MZSA criaram um coupé elegante MKZ-NAMI “Sport-900”.
O primeiro protótipo foi fabricado em 1963. No chassi do ZAZ-965A foi instalada a carroçaria de fibra de vidro elegante com 3.725 mm de cumprimento e de apenas 1.170 mm de altura. O design possuía as características visíveis dos coupés ocidentais de motor traseiro, casos de Renault Caravelle, Volkswagen Karmann-Ghia ou NSU Prinz.
O coupé “Sport-900” apostava na formula 2 + 2, ou seja, os seus criadores conseguiram manter o banco traseiro de dois passageiros. A consola central original possuía uma certa inclinação, muito habitual em diversas viaturas desportivas modernas.
O uso de carroçaria de fibra de vidro permitiu reduzir o peso da viatura até 500 kg. Assim, mesmo com um motor de 900 cc, de apenas 27 cavalos de potência e com a transmissão manual de 4 velocidades, a viatura atingia as velocidades superiores aos 100 km/h.
Os criadores esperavam receber a permissão de fabricar ZAZ “Sport-900” na cidade ucraniana de Zaporizhia. No entanto, as autoridades soviéticas recusaram o projeto e a produção não foi além dos 5-6 protótipos. Algumas destas viaturas exclusivas sobreviveram até os dias de hoje, mas todas exigem uma restauração séria (fonte).

Bónus

O atual tuning ucraniano do ZAZ 965:

Bónus 2

Os exemplos dos protótipos e até as viaturas de série ocidentais da mesma época:
Pontiac Banshee XP-833, 1964
Bizzarrini Manta (ItalDesign), 1968
Alfa Romeo 33 Stradale, 1968
Blogueiro: muito interessante é verificar o perfil dos institutos que criaram o conceito do ZAZ “Sport-900”. O instituto NAMI, criado na década de 1920, desde 1924 se dedicava à autorização de todas as compras soviéticas de automóveis ocidentais (qualquer entidade pública soviética que pretendia comprar alguma viatura ocidental era obrigada solicitar uma licença à este instituto). Mais tarde, o instituto, de facto, estava se dedicar à espionagem industrial, comprando as viaturas no Ocidente, cujas elementos de construção depois eram copiadas pela indústria automóvel soviética, atrasada em relação ao ocidente em cerca de duas décadas.

A fábrica experimental moscovita MZSA foi criada em 1948 e no início se dedicava à produção das diversas empilhadeiras, mas em 1955 se tornou a unidade fabril fechada, “caixa postal № 4111”, passando à produzir para o Ministério da Defesa da URSS. Ou seja, muito provavelmente, se dedicando à mesma espionagem industrial, mas já para o exército soviético.

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