domingo, fevereiro 26, 2017

Armata T-14: as expetativas e realidade

Apesar das declarações constantes sobre a inutilidade das sanções ocidentais e até sobre a sua mais-valia para a economia russa, graças às sanções e após a corte, pela Ucrânia, do fornecimento de diversos componentes vitais aos seus armamentos, o plano estatal russo de modernizar as suas forças armadas não está nada famoso para um país que pretende ser uma potência, pelo menos regional.

“O programa estatal de armamentos prevê o fornecimento ao exército [russo] de 2.300 unidades do [blindado] «Armata» até 2020” (embora ainda em setembro de 2015 o diretor-geral da fábrica produtora do blindado, “UralVagonZavod”, previa a extensão do prazo de entrega da mesma quantidade até 2025).


Apenas um ano depois, em setembro de 2016, surge a informação de que até o fim de 2019 – início de 2020 o exército russo receberá apenas 70 blindados em série (não protótipos) do famoso T-14.
Ou seja, apenas dois anos de “sanções risíveis” deram cabo aos 2230 (!) blindados “sem igual”. Afinal, os “Iskanderes” já não estão rindo?
Mais, a recusa da Ucrânia em vender os componentes vitais, corrigiu a situação em diversas outras áreas do plano armamentista russo (ver a infografia em baixo): 

Sem comentários: