domingo, julho 06, 2014

Ucrânia: primeiro exército pago por «crowd funding»*

Equipamento de recolha de informações (IMINT, SIGINT) do batalhão ucraniano «Donbass», perto de Donetsk.

por: Nuno Rogeiro (* o título do artigo é da responsabilidade do nosso blogue).

Finalmente, as forças locais conseguem os materiais de que necessitam. Ainda em quantidades limitadas, mas que produzem uma diferença qualitativa no terreno.

Na verdade, os ucranianos (de fala própria ou russa) conseguiram vencer uma batalha importante, ignorada pelos «media»: contra a corrupção, o açambarcamento, a sabotagem económica, os interesses instalados de generais e oligarcas, os intermediários, os pequenos, médios e grandes burocratas, os aproveitadores da desgraça alheia, os maníacos agitadores que ficaram na retaguarda, os agiotas dos imperialismos e os «amigos» internacionais.

Voltaram-se para as empresas nacionais, que trabalharam horas extraordinárias, nos últimos cinco meses, para dar ás forças armadas aquilo que elas não tinham.

Voltaram-se para as contribuições individuais, dentro do país e na Diáspora, e criaram o primeiro exército pago por «crowd funding». Isto é, o primeiro exército financiado pelas massas.

E unidades de voluntários, como os «Donbass 1», «Aidar», «Dnipro 1», «Crimeia», «Azov», «Luhansk», «Kharkiv B22», «Pátria», etc., estiveram na linha da frente na libertação, ao lado das forças armadas, recrutadas ou profissionais.

É a história por contar desta guerra horrenda.

Bónus:

Nem todos os terroristas conseguiram escapar de Sloviansk com sucesso. Diversos deles pararam nas valas mais próximas, juntamente com diversos blindados (tanques e BTRes destruídos pela aviação, tanques e artilharia ucranianas).







25 blindados destruídos. Era uma coluna russa que se retirava de Slovyansk, fora do corredor autorizado pelos ucranianos. Alguns dos tanques russos T-64B foram destruídos por impactes frontais, na tentativa da retirada para a cidade de Kramatorsk (fotos do FB do Nuno Rogeiro).

O fogo do blindado ucraniano T-64B (tanque usa os obuses cumulativos, o mais provável que faz fogo sobre os alvos blindados):  
Bónus 2:

“Friends of Putin on the Western Front” (Amigos do Putin na frente ocidental)

(Durante a Guerra Fria, os defensores e muitos aliados da União Soviética pertenciam à esquerda radical da Europa. Hoje, os apoiantes da Rússia vêm de ala oposta, os eurocépticos, na moda e em rápido crescimento): https://globality.cc.stonybrook.edu/?p=1355

Bónus 3:

Escreve o blogueiro ucraniano Vovk Panibrat:  

Dugin vê na Ucrânia apenas os fascistas. Frolov (IOR) – os homossexuais. Girkin – maníacos sanguinários. Putin – mentirosos e traidores. Marine Le Pen – nacionalistas dúbios. Papa Francisco e o presidente Obama – um normal país europeu.

A conclusão. Ucrânia é um espelho!

Sem comentários: