segunda-feira, julho 07, 2014

Caça aos terroristas russos

Diversos blogueiros e peritos discutem na Internet as dificuldades de pacificar os territórios do leste, devido algum apoio real que os separatistas e/ou terroristas lá tem ou tiveram. Os pessimistas temem a clandestinidade separatista, os otimistas dizem que a secreta SBU não terá mãos à medir para acomodar os que serão denunciados pelos populares.

A história do blogueiro Anton Petrukov dá razão aos otimistas:

Trouxeram então os militares ucranianos a ajuda humanitária ao Sloviansk. Começaram, bora lá, entregar as salsichas. Ai uns dois tipos levaram algumas salsichas, quando os locais começaram gritar: “Mas são os terroristas, apanham os!!!” Os militares ucranianos rapidamente detiveram estes dois e voila, eram cidadãos da federação russa, lutaram ao lado dos separatistas, vieram à praça pois foram abandonados e não tem nada para comer.  

Vladimir Vladimirovich, leve os seus cidadãos e os alimente, por favor.
O mapa atualizado dos progressos da OAT em 6 de julho de 2014
O cerco de Sloviansk

O cerco de Sloviansk é um tema caro aos blogueiros. Tal como a eficiência ou alegada ineficiência do exército e do novo ministro da Defesa (a propaganda anti-ucraniana neste momento voltou à usar a deixa “fomos novamente passados à perna”).

O blogueiro ucraniano Pavlo Marchuk faz a contabilidade:

Dos 18 blindados de Sloviansk só 1 chegou ao Kramatorsk, mas se avariou no caminho ao Donetsk. Mais um (último contrabandeado da Rússia) foi queimado durante a tentativa frustrada de atacar novamente o aeroporto de Donetsk. O restante ficou em Luhansk.

Dos 4 canhões auto-propulsoras NONA, chegaram dois, com obuses para 3 carregamentos. Das dezenas de blindados ligeiros BTR e BMP conseguiram sair do cerco cerca de 20-30%. Ardeu a maioria dos camiões com minas e mísseis PZRK e PTRK. Ardeu o mini-bus com miras e termo-visores russos. A infantaria sobreviveu em 80-90%. Mas no mesmo dia uma grande parte desapareceu “por ai”. Ao Donetsk chegaram 300-400; outros 100-300 ficaram em Horlivka; dos 1200 que saíram de Sloviansk.

Glória aos artilheiros ucranianos!

Desde o dia 5 de junho as Forças Armadas da Ucrânia entraram em Sloviansk e Kramatorsk; diversos vídeos, reportagens, etc., sobre o assunto (um e outro é pró-separatista):
http://egoriy-pro.livejournal.com/8580.html

Sem comentários: