terça-feira, julho 08, 2014

Terrorismo russo ilimitado: #SaveOurGirl!

O nosso blogue já escreveu sobre a militar ucraniana Nadia Savchenko, a 1ª tenente aviadora, capturada em combate pelos terroristas que operam no leste do país. Mas não podíamos imaginar que a Rússia irá se comportar como o verdadeiro patrocinador do terrorismo internacional, colaborando ativamente no rapto da cidadã ucraniana no território da Ucrânia.

Neste momento existe a informação do que a militar ucraniana foi trazida pelos terroristas até a Rússia, onde Nadia Savchenko foi vista na cadeia da cidade de Voronezh. Situação que já mereceu uma tomada de posição oficial por parte do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia manifesta o seu forte e categórico protesto contra a retirada ilegal ao território da Rússia da Nadia Savchenko – militar das Forças Armadas da Ucrânia, que anteriormente foi capturada pelos grupos terroristas armados que operam no leste da Ucrânia. Esta é mais uma prova de que os terroristas estão planeando e realizando os seus crimes no território da Ucrânia em estreita articulação com os serviços secretos da Federação Russa.

Raptando abertamente os cidadãos da Ucrânia no nosso país, as autoridades russas não só violam todas as regras possíveis de direito internacional, mas transgridem as regras básicas de decência e da moralidade. As tais ações não ficarão sem resposta adequada da Ucrânia e da Comunidade internacional.

Ucrânia exige da contra-parte russa o fornecimento imediato aos representantes oficiais ucranianos da informação plena e completa sobre as circunstâncias da retirada ilegal da Nadia Savchenko à Rússia, a investigação objetiva dos fatos e punição dos responsáveis​​, o acesso imediato à cidadã da Ucrânia do Cônsul ucraniano para o fornecimento da assistência jurídica legal.

Esperamos que a parte russa tome as medidas para libertar incondicionalmente Nadia  Savchenko da custódia e (garantir) o seu retorno à Pátria muito em breve.

Apelamos à Comunidade internacional para condenar as ações ilegais, que objetivam a violação sistemática dos direitos e liberdades dos cidadãos da Ucrânia, para aumentar a pressão sobre o poder russo, que hoje, sentindo toda a permissividade, torna-se uma ameaça real para o mundo civilizado.

Fonte:

Sem comentários: