segunda-feira, julho 14, 2014

A data da invasão russa

Dado que a imprensa ucraniana e mundial usou de uma forma livre as palavras do tenente-coronel ucraniano Dmitry Tymchuk, membro do grupo informal “Resistência informativa”, este pretende repetir as suas palavras “por escrito”.

Na fronteira entre Rússia e Ucrânia foram detetados os grupos de sabotagem e de inteligência, pertencentes às forças especiais do exército russo. Os nossos dados apontam que os seus comandantes receberam as ordens de prontidão para serem colocados (infiltrados) na Ucrânia no dia 15 de julho.

Nomeadamente, este tipo de grupos “trabalharam” no Donbas durante todo o mês de abril deste ano. Com o mesmo formato. Naquele momento, após a colocação destes grupos (Ucrânia) recebeu Sloviansk e outros “redutos do terrorismo”. Agora a Rússia, desencantada com os seus mercenários, tenta repetir o mesmo truque.

Não se trata do início de uma invasão de larga escala da Rússia na Ucrânia e ninguém falou sobre uma guerra “plena” entre dois países. Decorre a guerra clandestina (pelo menos até agora) da Rússia contra Ucrânia. Decorre desde o março de 2014. Quem não compreendeu isso até agora, tenho pena.   

[...] não se deve criar o nico. Precisamos de enfrentar o inimigo com a mente fria.

O canhão auto-propulsor que se caiu-se...


A televisão ucraniana ICTV publica no seu FB as fotos do canhão auto-propulsor russo, SAU “Msta-C”, que no seu caminho a Ucrânia escorregou-se do camião transportador e tombou algures na província russa de Belgorod (fronteira com a província ucraniana de Kharkiv). A ICTV pergunta: “interessante, como isso poderia acontecer?”

Ucrânia perde An-26

O avião ucraniano de transporte militar, o An-26, foi abatido pelo míssil inimigo nos arredores da cidade de Krasnodon (região de Donetsk), quando voava à uma altitude de 6500 m.

Toda a sua tripulação, seis pilotos, consegui se catapultar e já entrou em contacto com as forças da OAT, informou o Ministro da Defesa da Ucrânia, Valeriy Heletey. Os militares ucranianos desconfiam que o avião foi abatido à partir do território russo, dado que os terroristas não possuem sistemas que poderão atingir aviões nessa altitude. Neste momento decorre a operação de busca e salvamento, para que a tripulação seja retirada da zona do conflito e trazida em segurança ao território sob controlo das FA da Ucrânia.

UPD: Infelizmente, dois pilotos do An-26 abatido foram capturados pelos terroristas. Apareceu a informação não confirmada do que os terroristas assassinaram os dois pilotos ucranianos capturados, os seus corpos já foram achados. Realmente, não há limite à sua maldade e ao seu cinismo...
UPD2: Os restantes 4 pilotos foram recuperados pela equipa de busca e salvamento da Força Aérea da Ucrânia, estando já em segurança no território ucraniano.

1 comentário:

Anónimo disse...

Esta nao e uma guerra civil! E uma guerra entre nacoes! O que acontence na Ucrania e uma invasao estrangeira. E uma agressao externa. Claro que os jornalistas ocidentais comprados por Moscou jamais admitirao nem mesmo, no futuro, os historiadores marxistas.

O verme do Putin esta fazendo um giro na America Latina. Assim ele vai fazendo uma curiosa alianca com a esquerda socialista na America Latina e a extrema direita na Europa.