quarta-feira, março 21, 2018

Boris Yeltsin maravilhado no supermercado americano (10 fotos)

Em setembro de 1989, Boris Yeltsin, o popular líder reformista soviético/russo, recém-eleito ao novo parlamento soviético (Soviete Supremo), foi visitar um típico supermercado americano no estado de Texas.
Após a visita, Yeltsin, na altura com 58 anos, disse que se os seus concidadãos soviéticos/russos, que geralmente ficavam horas nas filas intermináveis para comprar os alimentos mais primitivos, vissem os supermercados americanos, “haveria uma revolução”.
No Randall's Supermarket os compradores e funcionários apertavam lhe as mãos e diziam olá. Em 1989, mesmo nos EUA pouca gente tinha algum telemóvel ou câmara no bolso, por essa razão não houve “selfies” com o futuro presidente russo.
Yeltsin perguntava os clientes sobre as suas compras e sobre os preços dos bens. Aos funcionários do supermercado perguntava se estes tinham que ter uma formação especial para gerir a loja. Nas fotos do jornal Houston Chronicle, é possível ver Yeltsin à admirar a seção de produção, peixaria ou balcão de pagamento. Ele parecia especialmente entusiasmado com os pudins congelados.

Mesmo o Politburo não tem essa escolha. Nem mesmo Gorbachev”, dizia ele.

O facto de que os supermercados como aquele existirem literalmente em cada esquina americana, o realmente maravilhou. A loja até lhe ofereceu as amostras de queijo grátis. De acordo com a repórter que o acompanhou na ocasião, Yeltsin não saiu de mãos vazias, pois recebeu uma pequena bolsa de guloseimas para aproveitar na sua viagem.
Após o líder russo deixar o seu cargo, o biógrafo de Yeltsin escreveu que já, no avião, viajando até o seu próximo destino em Miami, ele estava desanimado. Não conseguia parar de pensar em comida abundante disponível nos EUA, principalmente comparando com as misérias, em termos de oferta alimentar, acessível aos cidadãos soviéticos.

Na autobiografia autorizada de Yeltsin, ele escreveu sobre a sua experiência de Randall's, que essa destruiu a sua visão do comunismo. Dois anos depois, ele saiu do Partido Comunista e começou à fazer reformas económicas e sociais. Assim, os simples pudins americanos derrotaram a ideologia comunista.
Quanto vi aquelas prateleiras, preenchidas com centenas, milhares de latas, pacotes e bens de todos os tipos possíveis e imaginários, pela primeira vez na vida senti-me francamente bastante frustrado, pela diferença, comparando com a vida do cidadão soviético”, escreveu Boris Yeltsin. “Que um país potencialmente tão súper rico como o nosso foi levado a um estado de tal pobreza! É terrível pensar nisso”.
No mesmo dia no Centro Espacial Johnson
todas as fotos @Houston Chronicle
Boris Yeltsin morreu em 2007 aos 76 anos. O supermercado Randall, que ele visitou, situado na saída do cruzamento do Boulevard El Dorado e Auto-estrada 3, agora se mudou ao Food Town.

Ler mais:

3 comentários:

francisco júnior disse...

Não entendo muito de comunismo ...

Anónimo disse...

Vc sabe nos dizer o se passou com NAdya Savaschenko

Jest nas Wielu disse...

Nadiya Savchenko foi previamente detida por 60 dias sem direito à fiança, acusada de tentativa do golpe do Estado...