sexta-feira, janeiro 09, 2026

Os ataques de mísseis russos contra Kyiv, Kryvyi Rih e Lviv

Em resultado do ataque de mísseis russos, 1 civil morreu e 23 civis ucranianos, incluindo 6 crianças, ficaram feridas em Kryvyi Rih. Também foram danificados 29 edifícios residenciais, 21 carros e um edifício administrativo.






As operações de resgate estão em curso. Psicólogos do Serviço Estatal de Emergências estão a trabalhar no local.

Kryvyi Rih. Evacuação de mineiros após bombardeamentos russos

A 8 de janeiro, um ataque com mísseis russos à cidade deixou várias áreas sem energia, incluindo minas onde se encontravam trabalhadores no momento. Sete mineiros permaneceram no subsolo de uma das minas — às profundidades de -1490 m e -940 m.


As equipas de resgate de mineiros do Serviço Estatal de Emergência da Ucrânia, juntamente com os especialistas da empresa, utilizaram um gerador, acionaram o mecanismo de elevação e garantiram a descida da jaula da mina. Após mais de seis horas de trabalho, todos os trabalhadores foram resgatados e regressaram à superfície.

Todos estão sãos e salvos.

A cidade de Kyiv

A capital da Ucrânia está sob ataque de drones russos. Como já é de costume, os ocupantes russos atingiram alguns edifícios residenciais e as equipas de socorro do DSNS.






Socorristas atingidos propositadamente, um crime de guerra russo

Na cidade de Kyiv morreram 3 civis e 18 civis foram feridos, entre eles 5 socorristas do Serviço de Emergências, atingidos, propositadamente, na 2ª onda de ataque russo, a velha tática russa, desenhada especialmente para atingir aqueles que prestem os socorros aos civis.


A região de Lviv

Aparentemente, os ocupantes russos usaram um míssil balístico de médio alcance (BRSD) «Oreshnik» para atingir um objeto da infrastrutura civil na região de Lviv. O ataque foi cinético, sem uso de ogivas. Mas isso é suficiente para causar alguns danos significativos…


Sem comentários: