domingo, janeiro 04, 2026

O mundo ucraniano-canadense do William Kurelek

William (Vasyl) Kurelek (1927 – 1977) – foi o artista e escritor canadense de origem ucraniana, autor de até 10 mil pinturas, gravuras e outras obras, incluindo mais de 4 mil dedicadas à história dos primeiros imigrantes ucranianos no Canadá, escreve a Diaspora.ua 

Quanta aconchego familiar e conforto doméstico há nesta pintura, aparentemente simples. Mas, ao observar os detalhes cuidadosamente pensados ​​e reproduzidos, que recriam com incrível precisão e riqueza a vida cotidiana e a atmosfera de uma celebração familiar, é como se você mesmo estivesse lá, ao lado dos personagens da pintura. E é como se você também estivesse sentado à mesa, sentindo o cheiro da comida, ouvindo a conversa entre mãe e filha e os comentários para a avó, e junto com o menino você observa o beijo dos anfitriões... Este é um dos destaques das pinturas detalhadas de William Kurelek.

Ele também costumava escrever uma «história» através das suas pinturas, explicando o que está retratado nelas e focando em detalhes individuais. Por exemplo, nesta pintura ele conseguiu chamar nossa atenção para o canto – um atributo indispensável das festas de Natal ucranianas, em particular a Noite Generosa.

William Kurelek. Pioneiro Ucraniano. N° 6. 1971

Crescendo em uma fazenda ucraniano-canadenses em Alberta, com seus vastos campos dourados de trigo, e conhecendo bem o árduo trabalho dos agricultores, o artista, já na vida adulta, retornou repetidamente ao tema da vida dos emigrantes ucranianos no Canadá, criando um ciclo de obras próprio intitulado «Pioneiros».

William Kurelek, «Burdey», 1971

Esta obra de Kurelek, pintada em 1971, chama-se precisamente «Burdey» (uma palavra regional ucraniana que significa literalmente, casebre, abrigo). Ela retrata um esboço da vida de uma família ucraniana de imigrantes da primeira leva, numa habitação como esta: uma noite fria de inverno, tudo coberto por uma espessa camada de neve, por onde uma mulher (obviamente, a mãe) caminha, carregando água para sua charrua para cozinhar o jantar. Seu marido provavelmente está trabalhando, algures, como um trabalhador contratado, possivelmente na agricultura - naquela época, era comum que, no primeiro inverno, os imigrantes ucranianos recém-chegados tentassem ganhar a vida para sustentar a família, o gado e as sementes, ou, na primavera, começar a cultivar a terra.

As cores simbólicas da pintura também chamam a atenção: a neve azul e o céu iluminado pelo sol poente amarelo. 

A pintura está guardada no Museu Ucraniano do Canadá, Departamento de Alberta.

William Kurelek: «Na casa dos primeiros pioneiros ucranianos», 1972

Uma das características marcantes das pinturas de Kurelek é a atenção dada aos detalhes, especialmente na representação do quotidiano. Aqui também, os objetos que vemos indicam a situação financeira da família, a preservação das tradições trazidas pelos emigrantes de sua terra natal, bem como o desejo de manter uma conexão com a Ucrânia por meio de seus símbolos, como Taras Shevchenko – o artista não colocou seu retrato na parede por acaso.

William Kurelek: «Primeira igreja ucraniana no Canada»

Em 1971, 15 anos antes do desastre nuclear de Chornobyl, Wlliam Kurelek, pintou uma tela simbólica que pode ser considerada uma obra profética da tragédia de 26 de abril de 1986.

William Kurelek, quadro sem o título, 1971

Fonte: ©Diaspora.ua

William Kurelek viajou pela primeira vez para a Ucrânia em 1970. Visitou brevemente a aldeia ancestral da sua família, Borivtsi, apesar de estar sob forte vigilância das autoridades soviéticas. A viagem inspirou a obra monumental «O Pioneiro Ucraniano» (1971, 1976). Com o advento do multiculturalismo, os interesses de Kurelek expandiram-se para incluir outros grupos linguísticos, étnicos e religiosos no Canadá. Antes de falecer, concluiu séries sobre os Inuit, bem como sobre os canadianos de origem judaica, francesa, polaca e irlandesa.

William Kurelek, autoretrato, 1957. Fonte: Art Canada Museum


Sem comentários: