Nas últimas décadas, a propaganda do Kremlin tem vindo a «instalar» no ADN do russo médio a tese de que não existe no mundo outra nação tão heróica de vencedores – descendentes diretos de generalíssimos invencíveis e de marinheiros sacrificados. Nenhum outro país do mundo será capaz de lhes resistir.
No entanto, os ucranianos, simplesmente reescreveram a supra narrativa sagrada do Mordor. Ultrapassándo a duração da dita «grande guerra patriótica», reduzida, na atual historiografia russa ao sacrifício absoluto do «povo russo».
Claro, que o nosso «sábio» povo russo não se culpará por isso, o seu olhar em busca do culpado recairá invariavelmente sobre aquele que experimentou a túnica verde-acastanhada de Estaline durante um quarto de século e errou – sobre putin. À partir de amanhã, ele será o único responsável pelo fracasso absoluto de uso de «táticas gloriosas» do marechal Zhukov, aplicadas em pleno século XXI. Enquanto Estaline, à custa de dezenas de milhões, ainda ganhou a guerra de quatro anos, putin, no mínimo não ganhou a guerra e, numa perspectiva mais distante, mas visível, conseguiu o completamente impensável, a perder.
- Porque razão Trump conseguiu com Maduro em 42 minutos, e você não consegue em 4 anos?!
- Porque razão os petroleiros russos estão sendo capturados em águas neutras à frente dos navios de guerra russos, e não há sequer uma resposta mínima para isso?!
- Porque razão os aliados «multipolares» estão abandonar a rússia – da Arménia e Síria ao Irão e à Venezuela?!
- Porque razaõ o Mar Negro se tornou o túmulo da frota russa do Mar Negro?!
- Onde andam a aviação estratégica russa e o seu potencial energético?!
- Porque razão os russos já se habituaram ao som dos drones e dos mísseis ucranianos a chegarem aos seus alvos além dos Montes Urais?!
E muitos outros «porquês» semelhantes...
Depois surgerá a questão principal:
Talvez mandar para o c@ralho, a tal SVO? (a «operação militar especial», o termo obrigatório da novalíngua russa).
«Camarada Estaline, aconteceu um erro horrível!»
Como escreveu Rudyard Kipling no seu «Livro da Selva» «Akela falhou?!» Por isso, e segundo a lei da selva, praticada na rússia, ele deverá pagar com poder e com a sua própria vida.
Em 1418 dias da guerra nazi-soviética, ou como é conhecida na rússia «grande guerra patriótica», o Exército Vermelho passou de Brest ao Moscovo e de Moscovo ao Berlim, içando a bandeira vermelha soviética sobre a capital vergada do 3º Reich.
Em 1418 dias da guerra russo-ucraniana, o exército russo estava nos arredores de Kyiv e agora está lutando para capturar as vilas de Kupyansk e Pokrovsk...

Sem comentários:
Enviar um comentário