terça-feira, novembro 10, 2015

“Ivan” se estreia nos cinemas do Brasil (2)

O filme “Iván” tem datas de estreia confirmadas em cinco capitais brasileiras. A partir de 19 de novembro, entra em cartaz o filme “Iván”, longa-metragem do diretor Guto Pasko que retrata a história real do refugiado ucraniano Iván Bojko, que durante a Segunda Guerra Mundial foi tirado à força de seu país por nazis, realizou trabalhos forçados na Alemanha, imigrou para o Brasil, foi impedido de fazer contato com sua família, e após 68 anos retornou à Ucrânia aos 91 anos, em um reencontro com o seu país, sua família e seu passado.
O Centro cultural Luiz Ribeiro / cine Odeon no Rio-de-Janairo
Em 19 de novembro, o filme terá sua primeira exibição no Rio de Janeiro, durante uma pré-estreia para convidados no renomado Cine Odeon, com venda limitada de ingressos. A sessão contará com as presenças do diretor Guto Pasko, da produtora Andréia Kaláboa e do embaixador da Ucrânia Rostyslav Tronenko. Após esta sessão, o filme permanecerá em cartaz na capital fluminense.
https://www.youtube.com/watch?v=5iklSulfSrQ
Na semana seguinte, em 26 de novembro, “Iván” chega a mais quatro capitais brasileiras: São Paulo, Curitiba, Brasília e Porto Alegre, onde será exibido nas unidades do Espaço Itaú de Cinema de cada cidade. Em Curitiba, será exibido também no Cineplus jardim das Américas. Estão marcadas também sessões de pré-estreia em São Paulo (23 de novembro, no Espaço Itaú – Frei Caneca) e Curitiba (24 de novembro, no Espaço Itaú – Shopping Crystal). Nesta mesma semana, o filme continuará em cartaz no Rio de Janeiro, totalizando cinco praças em cartaz.

Mobilização para debates sobre o tema dos refugiados

Em conjunto com o lançamento do filme, estão sendo organizados debates sobre o tema dos refugiados. O assunto é presença diária nos noticiários, redes sociais, universidades, entre outros tantos espaços. Já estão sendo organizados debates nas primeiras cidades em que o filme vai estrear (Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Brasília), e a intenção é aumentar o número de encontros para discutir o assunto no maior número possível de cidades. Quem quiser contribuir e organizar um evento como este em sua cidade, pode entrar em contato com distribuidora Moro Filmes (contato@morocom.com.br), que contribuirá com o que o que estiver ao alcance para sua realização.
https://www.youtube.com/watch?v=6Ufm8HJdFvA
“Iván” tem direção de Guto Pasko, experiente realizador paranaense, que é descendente de ucranianos, e abordou o tema imigração em outros títulos de sua filmografia, tais como “Made in Ucrânia – Os Ucranianos no Paraná”, “A Colônia Cecília” (neste caso, sobre imigrantes italianos) e “O Herói de Cruz Machado” (poloneses).

O filme recebeu premiações no Festival de Cinema  de Maringá, Florianópolis Audiovisual Mercosul, Fest Cine Goiânia, além de ser exibido nos festivais de Brasília, Mostra Tiradentes, Olhar de Cinema (Curitiba), Cinesul , FENAVID (Bolívia), Festival Cinematográfico de Montevideo (Uruguai) e Festival Latino-Americano de Cinema de Trieste (Itália).
https://www.youtube.com/watch?v=Qh3Li2VKsQM
"Iván" é uma realização da GP7 Cinema, com produção de Andréia Kaláboa, patrocinado pela Petrobras, com a distribuição da Moro Filmes através do Edital do FSA para distribuição.

Datas de estreias:
19/11 – Rio de Janeiro
26/11 – São Paulo, Curitiba, Brasília e Porto Alegre
Pré-estreias:
19/11 – Rio de Janeiro (Cine Odeon)
23/11 – São Paulo (Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca)
24/11 – Curitiba (Espaço Itaú de Cinema – Shopping Crystal)
Página no Facebook: www.facebook.com/ivanfilme
No Instagram: @ivanfilme
Página oficial: www.ivanfilme.com
Link do dropbox com material do filme:
https://www.dropbox.com/sh/zz84tjdvhj8wknw/AAA_4S0ZWAbRpCosagD4kRJda?dl=0

Sem comentários: