segunda-feira, novembro 02, 2015

Voluntário do “Aydar” após 11 meses de cativeiro: sou patriota da Ucrânia!

Libertado numa troca de prisioneiros, após 11 meses do cativeiro russo-terrorista, o voluntário do batalhão “Aydar”, Roman Smahulov, o “Alpinista”, disse ao propagandista pró-terrorista britânico Graham Phillips que é, e continua ser o patriota da Ucrânia.

Roman Smagulov (27) nasceu ao 10 de setembro de 1988, cresceu e formou-se em Luhansk. É especialista em trabalhos com as fachadas dos edifícios, dai o seu nom de guerre, “Alpinista”. Desde o início da OAT se alistou voluntariamente nas FAU, escolhendo o batalhão “Aydar”. Ocasionalmente foi capturado pelos terroristas e libertado apenas 11 meses depois.

Nas vésperas de troca, ainda no território temporariamente ocupado pelos russo-terroristas, o “correspondente militar dos milicianos”, Graham Phillips, entrevistava os militares ucranianos que iam e foram trocados no último dia 29 de outubro.

Quando o propagandista ouviu que está perante o voluntário do “Aydar” e ainda natural de Luhansk, lançou-se ao interrogação agressivo do Roman, fazendo-lhe diversas perguntas provocativas sobre a política, Maydan e até sobre a história da Ucrânia, que no entanto, foram respondidos com muitíssima dignidade e discrição. Entende-se que os terroristas podiam simplesmente não libertar Roman, se não gostassem das suas respostas ou se as considerassem demasiadamente “atrevidas”. O propagandista britânico por diversas vezes até passava à propaganda direta, dizendo ao voluntário ucraniano que o “povo de Luhansk votou pelo poder (da lnr/rpl) no referendo”.  

Nas suas respostas Roman Smahulov frisou claramente que ele é e continua ser o patriota da Ucrânia, lutando não pelo poder, mas pela Pátria, ou literalmente, “pela bandeira”, também afirmando que:

- Ele é de Lugansk e Luhansk é Ucrânia, a cidade seguramente voltará ao controlo da Ucrânia;
- Ele lutou pela integridade da Ucrânia e pela sua bandeira;
- Ele é um patriota, não mudou a sua Pátria e nem a sua bandeira;
- Ele é voluntário do “Aydar” e um patriota da Ucrânia.

Sabe-se que nas vésperas da troca Roman Smahulov tinha a possibilidade de omitir à imprensa o seu nome real e o nome da sua unidade, mas recusou-se à faze-lo. Onze meses de cativeiro não abalaram o seu espírito e a sua determinação à servir a sua Pátria Ucrânia, escreve a página UA press.info.

No dia 29 de outubro último, juntamente com Roman Smahulov foram libertados outros 7 militares ucranianos e um cidadão civil, informou Yuriy Tandito assessor do chefe da secreta ucraniana SBU.

Entre os militares libertados estava Oleksandr Mykhayliuk (10.06.1982), militar da 90ª Brigada aerotransportada das FAU, um dos ciborgues que caiu no cativeiro separatista após a queda do aeroporto de Donetsk. A troca decorreu na fórmula 9 x 11, neste momento no cativeiro terrorista ainda se encontram cerca de 139 ucranianos, 58 deles civis, outras 788 pessoas são considerados desaparecidas (fonte).
https://www.youtube.com/watch?v=tGLHkM_QQoA

Sem comentários: