quarta-feira, outubro 14, 2015

O Dia do Defensor da Ucrânia

14 de outubro é o Dia do Defensor da Ucrânia, a data será pela primeira vez celebrada oficialmente e terá o estatuto de feriado nacional.
Par comemorar a data, a televisão militar da Ucrânia (VTVua), apresentou o seu filme documental “Raide”, dedicado às operações especiais dos pára-quedistas ucranianos atrás das linhas inimigas durante a ofensiva do exército regular russo no Donbas em agosto de 2014.
A pré-estreia do filme contou com a presença do presidente da Ucrânia e da primeira-dama. O presidente agradeceu a equipa que realizou o filme e disse: “É muito importante que haja muito mais filmes deste tipo – para o povo saiba a verdade sobre o seu exército, soldados, oficiais e generais, para que não permite que ninguém difame o nosso exército. Eu não conheço nenhum país onde no início de uma agressão militar, sem armas, sem uniformes, sem comida, com base unicamente no entusiasmo dos voluntários e no seu próprio espírito heróico conseguissem esmurrar as fuças dos agressores russos”.
https://www.youtube.com/watch?v=oG9hbLg9jYk
O chefe de Estado felicitou todos os presentes por ocasião do Dia do Defensor da Ucrânia e recordou a história da introdução deste feriado: “O feriado possui a tradição histórica muito importante, quando os gloriosos cavaleiros da Ucrânia – os cossacos ucranianos consideravam como o seu dia a Intercessão da Santa Mãe de Deus. E hoje, sem a ajuda de Deus, fazer aquilo que fizeram as Forças Armadas da Ucrânia, seria quase impossível”.

A moeda comemorativa

No dia 12 de outubro, o Banco Nacional da Ucrânia (NBU) colocou em circulação 50.000 moedas no valor nominal de 5 UAH (cerca de 0,25 USD).
“A moeda é dedicada à coragem e heroísmo dos combatentes de liberdade e da causa nacional de todas as gerações e ao Dia do Defensor da Ucrânia. É uma celebração da tradição histórica que é comemorada em 14 de outubro, no dia da Intercessão da Santa Mãe de Deus, que também tem um segundo nome – a Intercessão Cossaca. A imagem da Mãe de Deus, que segura a cobertura branca, tornou-se uma espécie de talismã da Ucrânia, um símbolo de seu eterno desejo de estabelecer a harmonia e a paz”, –  salienta o comunicado do NBU.

No anverso da moeda, no fundo de um ornamento, aparece a figura da Virgem Maria, ao seu lado esquerdo estão os cossacos e ao seu lado direito os modernos defensores da Ucrânia. O reverso da moeda conta com um fundo camuflado (usado o método de estampagem) e ostenta o tridente estilizado – o sinal de São Volodymyr, no topo passa a inscrição semicircular: “Pela honra! Pela glória! Pelo povo!”. A página do NBU indica que a moeda comemorativa poderá ser adquirida ao preço de 29/35 UAH (fonte). 

2 comentários:

Anónimo disse...

Q nosso Deus abençoe a luta desses bravos heróis, e td sangue derramado por aqueles porcos russos na Ucrânia e na Síria, e em td lugar do mundo onde já ocorreu tais.covardias, sejam julgados e vingados!
Deus salve a Ucrânia!
Taubaté, SP, Brasil...

Rubens Bulad disse...

No meu blog há disponível em português a informação técnica completa sobre a moeda «Dia do Defensor da Ucrânia». Link direto: http://ucranianumismatica.blogspot.com.br/2016/05/dia-do-defensor-da-ucrania.html