quinta-feira, outubro 01, 2015

A nova doutrina militar da Ucrânia: os pontos principais

No último dia 2 de setembro, o Conselho Nacional da Defesa e Segurança da Ucrânia (RNBO) aprovou a nova doutrina militar da Ucrânia que no dia 24 de setembro foi endossada pelo presidente Petró Poroshenko em forma do Decreto presidencial №555/2015. A Doutrina entrou em vigor desde a data da sua assinatura presidencial.

A Doutrina Militar da Ucrânia é um sistema de pontos de vista sobre as causas, a natureza e o caráter de conflitos militares modernas. O documento é fundamental para a defesa do país das ameaças atuais. As disposições da doutrina ficam incluídas na elaboração de legislação, regulamentos, diretrizes e planos para o setor de defesa da Ucrânia.
O documento que irá determinar o rumo do desenvolvimento do sector da segurança nas próximas décadas, é composto por 69 pontos, cada um dos quais fornece as previsões para todas as esferas do funcionamento do Estado, a política nacional e externa, e identifica as maneiras de resolver todas as ameaças emergentes, o sistema determina a ação apropriada em todos os níveis de defesa do país. A página ucraniana LІGA.net aponta as principais disposições do documento, fundindo-os em 10 teses.

1. A doutrina enumera os conflitos existentes e potenciais em diferentes regiões do mundo, entre os diferentes países e forças. Mencionado a luta pelas matérias-primas e desafios da Ucrânia, neste contexto, os conflitos no Médio Oriente e em África, a crescente tensão entre os EUA e a Rússia, o enfraquecimento das instituições internacionais, a retomada à “linguagem da força” nas relações entre os estados, incluindo na sua forma híbrida.
2. Ameaças da Rússia. Operações especiais e provocações, a dramatização do separatismo artificial, um número crescente de tropas e a modernização do exército, a política destabilizadora do Moscovo em relação à Ucrânia, à União Europeia e à NATO, recusa da Rússia de honrar os seus compromissos e acordos internacionais, o reforço de espionagem contra Ucrânia, ataques informáticos e ameaças económicas, no campo energético e de informação. Em geral, o estado russo é a única e principal ameaça militar, na qualidade do país ocupante da Crimeia e do Donbas. Também entre as ameaças: constantes interferências russas nos assuntos internos da Ucrânia, principalmente, à fim de impedir a integração da Ucrânia na UE e na NATO.
3. Os cenários do Moscovo. As ameaças à segurança militar da Ucrânia podem ser implementadas nos seguintes cenários: a agressão armada em grande escala da Federação Russa, com a condução das operações terrestres, aeroespaciais e marítimas; as operações especiais, incluindo, sob a capa das “forças de paz” sem um mandato do Conselho de Segurança da ONU; bloqueio dos portos marítimos, a costa ou o espaço aéreo da Ucrânia; conflito armado no país, inspirado por Moscovo; conflitos armados na fronteira; atos de terrorismo e sabotagem; sequestros e assassinatos de figuras públicas e governamentais, dos diplomatas estrangeiros (com o objetivo de provocar uma guerra ou tensões internacionais).
4. Possíveis efeitos. A doutrina contém uma lista das possíveis consequências para a Ucrânia a partir de certas ameaças, caso estas se concretizem. Os cenários são diversos: desde a perda parcial de controlo sobre certos territórios até a perda completa da Independência (o propósito real da doutrina é identificar claramente estas ameaças, de modo à tomar as medidas para assegurar que os piores cenários nunca se irão concretizar).
5. Os aliados da Ucrânia. A doutrina diz que a Ucrânia pode contar, principalmente, com as suas próprias forças. Entre os parceiros e aliados: os Estados Unidos, a NATO e a União Europeia. A integração na União Europeia e na Aliança do Atlântico Norte são os principais objectivos da política externa da Ucrânia, de acordo com a doutrina. Em 2020, a Ucrânia deve cumprir plenamente os critérios para aderir à NATO. A doutrina da Ucrânia compromete-se directamente de conduzir as operações militares em conformidade com os padrões da NATO. Em geral, ao tema da NATO são dedicados cerca de 20 pontos da doutrina. A base da Segurança da Ucrânia – o reforço das instituições do Estado nesta área: serviços de segurança, o exército, inteligência e contra-espionagem, contra propaganda, o desenvolvimento do complexo militar-industrial e centros e instituições de treino especializados. Além disso, a cooperação com os aliados no desenvolvimento de tecnologia militar é a outra parte importante da doutrina.
6. As principais tarefas. Defesa contra ataque da Rússia; restauração da integridade territorial e a libertação da Crimeia; colocação do exército, do complexo militar - industrial, da gestão do exército e do pessoal segundo às normas da NATO; criação das forças de operações especiais segundo às normas da NATO; um sistema unificado de logística de defesa segundo às normas da NATO; um sistema unificado de treino segundo os padrões da NATO; criação de um sistema de inteligência unificada, que irá funcionar em regime do tempo real; preservação do tipo misto do serviço militar: SMO e contratos; participação ativa na segurança internacional em missões de manutenção da paz; aumento radical da qualidade da gestão e de apetrechamento do exército.
7. Novidades. Ucrânia reserva para si o direito de, por qualquer meio, combater o inimigo, incluindo dirigir os ataques contra o inimigo no território do adversário; Ucrânia autoriza a realização das operações especiais no território do inimigo; Ucrânia reserva para si o direito de usar a força – contra o agressor e ocupante – Rússia – para restaurar a sua integridade territorial; o principal centro situacional da Ucrânia irá tornar-se a base material e técnica para o controlo do setor da defesa e segurança.
8. Vulnerabilidades. São originadas à partir da lista de tarefas essenciais: é necessária a retomada do desenvolvimento económico, a luta contra a corrupção, o desenvolvimento do espaço político dentro da Ucrânia, da democracia e das liberdades, o reforço das instituições governamentais, melhoria do exército (defesa territorial, em particular), reforço e melhoramento da capacidade da Ucrânia para se defender da agressão de Moscovo na esfera de informação, económicas e políticas, etc.
9. As áreas das responsabilidades. A doutrina define as responsabilidades de cada estrutura no domínio da segurança da Ucrânia. Em resumo: FAU – a proteção contra o ataque direto do inimigo, a defesa territorial; o Ministério dos Negócios Estrangeiros – a defesa dos interesses nacionais ao nível diplomático; a Guarda Nacional da Ucrânia (NGU) – a luta contra o terrorismo, a participação na defesa territorial; o Serviço de Guarda Fronteira – a luta com os conflitos na fronteira, a protecção das fronteiras, a luta contra o terrorismo e contra o contrabando, etc. SBU – a luta contra o terrorismo, a contra-espionagem, contra-inteligência e combate às atividades subversivas de serviços de segurança estrangeiros. O Serviço de Inteligência Externa – a produção de inteligência, a implementação das ações e contra ações na luta contra as ameaças externas à segurança nacional em todas as esferas da vida pública. Ministério do Interior – a luta contra o crime, etc.
10. Financiamento e as obrigações. O sector da defesa deve receber pelo menos 3% do PIB. De acordo com a doutrina, o documento é a base para a preparação e adopção das soluções político-militares, de estratégia militar, militares – económicas e técnico-militares. Doutrina militar deve ser tida em conta no desenvolvimento dos conceitos e programas no domínio da defesa. Implementação da doutrina está à cargo do Presidente da Ucrânia; do Conselho da Defesa e Segurança da Ucrânia (RNBO); do Conselho de Ministros; do Parlamento e das outras autoridades – de acordo com as suas competências definidas pela Constituição e pela legislação. As disposições do documento serão ajustadas em função das mais recentes mudanças na Ucrânia e no mundo.

Ler o documento integral (em ucraniano):

Ler o resumo (em russo):

Os desafios de segurança da Ucrânia e a crise da ordem global

por: Oleksandr Turchynov, o secretário do Conselho Nacional da Defesa e Segurança da Ucrânia (RNBO)
Cartoon francês do século XIX
As patologias internas da Rússia estão à criar uma zona de instabilidade na sua periferia que pode facilmente se espalhar para o resto do mundo.

A guerra na Ucrânia está entrando numa nova etapa. Embora os bombardeamentos pararam no início deste mês (setembro), as tropas russas em nosso país estão tentar implementar a estratégia de Vladimir Putin de prejudicar a independência e liberdade da Ucrânia. Em resposta a esta agressão, Ucrânia mobilizou o seu povo, construiu a sua força militar e agora está segurando a linha entre Putin e Europa. Ao fazê-lo a Ucrânia tem demonstrado que o país pode ser um sujeito no palco mundial.

Ler o texto integral original “Ukraine’s Security Challenges and the Crisis of Global Order”:
http://www.the-american-interest.com/2015/09/22/ukraines-security-challenges-and-the-crisis-of-global-order

Sem comentários: