sábado, outubro 03, 2015

Os outros russos da Ucrânia

O jornalista Matthew Vickery do Al Jazeera English conta as histórias dos três cidadãos da Rússia que pegaram em armas para defender Ucrânia contra a invasão e ocupação russa.
Voluntário russo do "Azov" Arteyom Shirobokov
Natural da cidade de Samara, Arteyom Shirobokov (21), explica que tentou participar nas organizações anti-Putin na Rússia, mas não encontrou nenhuma. Então, ele veio para a Ucrânia à mais de um ano atrás, para lutar ao lado de voluntários ucranianos.

“Acho que nunca poderei voltar para casa. O regime russo sabe que estou aqui. Eles conhecem o meu nome. Vejo que esta guerra como uma agressão por parte da Rússia, e eu sou fortemente contra isso. Toda a minha vida adulta, eu sempre considerei o regime de Vladimir Putin como um regime anti-russo, um regime anti-pessoas”, explica Shirobokov no quartel do batalhão “Azov” em Mariupol, a sua casa durante o ano passado.

Ele se ri quando é perguntado o que sente em relação à luta contra os russos do outro lado. “Quaisquer russos que lutam pelos separatistas não são russos, eles são soviéticos, com uma mentalidade soviética. Eu não sinto que estou lutando contra o meu próprio povo”, explica Arteyom.
Voluntário russo do "Azov" Spuk
Outro cidadão russo que pertence ao batalhão “Azov” é Spuk (30). A sua família, residente em Stavropol, acredita que ele está à trabalhar em Moscovo. Para o voluntário russo a luta na Ucrânia é a única maneira de poder opor-se ao governo russo.

Spuk fala em rajadas curtas, mas com uma clara convicção: “Não há nada de estranho eu estar aqui. Eu sinto que justiça está deste lado. Putin transformou o povo da Rússia nos seus servos, e agora ele está tentando transformar em seus servos os ucranianos”. Como Shirobokov, Spuk teme pelo seu futuro. Ele não pode voltar à Rússia, caso a sua identidade seja descoberta. “Obter a [cidadania ucraniana], é a minha única opção, eu tenho que fazê-lo, mas o governo [ucraniano] complica a questão”.
Voluntário russo do "Azov" Anton
O voluntário do “Azov”, Anton (26) diz: “sinto que estou lutando pela Rússia, pelo povo da Rússia, contra um regime que está prejudicando o nosso país. Desejo que a Rússia seja uma república democrática livre, como um país europeu livre”.

Natural de ilha de Sakhalina, no extremo oriente russo, Anton fala animadamente sobre o seu país de origem. O seu conhecimento da história russa e ucraniana é impecável, o seu entusiasmo inabalável e contagiante. Ele tanto fala em profundidade sobre a Revolução Laranja na Ucrânia de 2004, quando, de repente, salta para discutir a revolução bolchevique de 1917. Com um corpo magro e bigode rijo, que parece fora do lugar, envolto em traje militar, juntamente com o seu fluxo constante de factos históricos e datas, Anton parece mais com uma figura do professor do que um soldado empunhando um AK. Mas, com a sua idade, ele não viveu uma vida tranquila, Anton estive seis anos na marinha russa.

Anton fugiu para a Ucrânia há 15 meses. A anexação da Crimeia pela Rússia, um território ucraniano internacionalmente reconhecido, que foi ocupado em março de 2014, foi o catalisador, iniciando a sua viagem de oficial da marinha russa até se tornar um voluntário à lutar pela Ucrânia. “Eu não podia acreditar no que aconteceu”, diz ele, com um olhar incrédulo no rosto. “A partir daí, eu comecei a criar os grupos nas redes sociais, postando a informação sobre o que estava acontecendo [na Crimeia], e em toda Ucrânia, dando informações diferentes do que a mídia generalista russa estava dizendo”. Esse ativismo do Anton nas redes sociais foi notado pelo Kremlin. O governo congelou a sua conta bancária e ele poderia ser julgado em tribunal como um extremista. Anton decidiu não esperar, fugindo de Sakhalin para Vladivostok, de lá para Moscovo e em seguida à Belarus. Da Belarus cruzou para a Ucrânia.

“Eu sempre fui contrário ao Putin. E sou um nacionalista russo. Mas o nacionalismo russo para mim é ver os ucranianos como os nossos irmãos, não roubar a terra de seu irmão”, explica ele os seus pontos de vista políticos. Como Shirobokov e Spuk, Anton teme retornar à Rússia, e agora está tentando obter a cidadania da Ucrânia. Ele admite que o processo é difícil e ele está preocupado com a falta de progresso. E ainda assim ele continua otimista sobre sua a decisão de lutar na Ucrânia.

Ler o texto original e completo “Ukraine's other Russians”:

Os contactos do regimento “Azov”
https://www.youtube.com/watch?v=nl3FOAVkS4Y
Mobilização: + 380 96 1148833 / + 380 96 1148800
Serviço de imprensa: + 380 67 4738674
Centro do treino: http://azov.org.ua
Web: http://azov.press / https://vk.com/batalion.azov

Sem comentários: