segunda-feira, abril 13, 2015

A guerra ucraniana inacabada: 1945-2015

A guerra de libertação nacional inacabada. Não é por acaso que os veteranos do Exército Insurgente Ucraniano (UPA), receberam o reconhecimento do estado ucraniano só agora, na auge da guerra com a Rússia.
O país finalmente entendeu que a guerra atual é apenas uma continuação daquela guerra. Ucrânia entendeu que sem o sacrifício deles é impossível vencer essa. Que o país não tem o direito de adiar o reconhecimento daqueles que lutaram e morreram pela Ucrânia “até as melhores oportunidades”, caso contrário será passada às gerações vindouras não apenas a questão histórica não resolvida, mas a estafeta da guerra inacabada. Agora, é possível colocar um ponto final nessa questão nacional (FONTE).
A canção Insurgente é o trabalho conjunto do grupo do rock gótico Komu Vnyz e do Arseniy Bilodub, o vocalista do grupo neo-pagão Sokyra Peruna (Machado do Perun).  
https://www.youtube.com/watch?v=rpOnd7U4cRU
Texto “Insurgente”

Eu foi insurgente na luta cossaca
do Bohdan glorioso na guerra de libertação.
Mesmo para a morte caminhei com coragem
Foi insurgente, pela liberdade derramava a sangue.
Eu foi centurião do Zalizniak
Com os haidamacos temperava a mão,
Pela blindagem de fogo novamente íamos à batalha:
Foi insurgente, derramava a sangue pela Verdade.
Foi Corvo Negro, semelhante à sombra,
Em Chorniy Yar na última hora.
Quem se rendeu ao inimigo, quem se rendeu ao medo
Vem um insurgente e derramará o seu sangue!
Foi Irmão de Floresta na Volyn,
Até o fim resisti à avalanche vermelha...
De raiva impotente se enfurecia o carrasco
Sou insurgente!
Em 20 de fevereiro na Maydan...
Contra os atiradores, "Berkut" e policiais!
Tão bem napalm ardeu na armadura!
Insurgi-me pela liberdade derramei o meu sangue.
Ficarei insurgente até minha morte,
Não me expulsarão do meu País!
Para bastardos traidores ao inferno descerem
Eu luto no leste  ferve meu sangue.
Sim, sou insurgente e ferve meu sangue.
Levantei-me pela liberdade
Flui meu sangue.
Tradução @Ucrânia em África

Sem comentários: