quinta-feira, abril 02, 2015

Páscoa na Ucrânia (2)

Aproxima-se a Páscoa católica e ortodoxa (5 e 12 de abril respetivamente) e o nosso artigo anterior sobre a Páscoa na Ucrânia é consultado por cada vez maior número dos leitores.

Recordamos que na Ucrânia o símbolo da Páscoa é um ovo que significa a vida. Existe uma tradição de pintar os ovos (pysankas / pêssancas) que tem a origem pagã. Depois do baptismo da Ucrânia em 988 os ovos pintados perderam o seu significado pagão. Desde aí, as pessoas passaram então a fazer pysankas para dar aos parentes e amigos na época da Páscoa, para demonstrar tudo aquilo que desejavam para seus entes queridos.

Nesta ocasião, a página Kiev Typical pensou em leigos, daqueles que não tem muita veia artística mas também querem entrar no espírito da Páscoa ucraniana. A tabela explica visualmente como pintar os ovem para que estes tenham as cores festivos. A tabela apenas não menciona a maneira clássica e mais simples: cozer os ovos juntamente com a casca de cebola. A intensidade da cor dependerá da cor da casca e do tempo da cozedura.

Cristo ressuscitou!” – “Verdadeiramente ressuscitou!

Sem comentários: