terça-feira, janeiro 01, 2013

A motoqueira ucraniana dobrará o mundo


A motoqueira e ativista social ucraniana, Anna Hrechyshkina, se prepara para viagem em redor do mundo em cima de uma moto. Anna será a primeira ucraniana a conseguir essa proeza.

Anna já anda de moto cerca de 7 anos, viajou pela Ucrânia, Europa Central e Oriental, Cáucaso e Médio Oriente. Agora o plano é fazer a viagem em redor do mundo. A viagem, que a motoqueira dedica ao pai que sempre a apoiou, irá começar no dia 12 de agosto de 2013 e deverá terminar em junho de 2014.

Dado, que além da ser uma motoqueira, Anna é ativista social, essa sua faceta fará parte da viagem. Nos últimos três anos ela lidera o programa de caridade gerida pelos motoqueiros, chamada MotoSave. Os ativistas visitam os orfanatos, casas da terceira idade, os deficientes físicos. O objetivo principal é o apoio moral aos mais desfavorecidos. Durante a viagem, Anna planeia se encontrar com as crianças, ativistas sociais e juvenis, portadores do HIV-SIDA. A motoqueira espera que em resultado poderá escrever um diário da sua viagem, que já tem um nome: “I Have a Dream” (Eu tenho o sonho). “Quero dizer as pessoas, com quem vou-me encontrar, que se a pessoa aplicar as suas forças, tudo é possível. Quero prova-lo no meu próprio exemplo”, explica Anna Hrechyshkina.

Viagem solitária

A sua viagem passará por cinco continentes: Eurásia, Austrália, América do Sul e do Norte e África (o traçado inclui Brasil e Moçambique). A viagem, de cerca de um ano e meio, será solitária, sem acompanhantes, nem assistência técnica. Embora ela contará com uma rede de contatos em todos os países pelos quais pretende a passar. Anna tenta traçar o seu trajeto pelos países e territórios mais seguros, mas também já teve a experiência de viajar pelo Curdistão ou Índia, onde viveu algumas situações mais perigosas.
Fazer click para aumentar o mapa

Neste momento a motoqueira ucraniana estuda as particularidades culturais dos diversos países e povos, mentalidades das pessoas, técnicas da defesa pessoal e primeiros socorros. Em termos financeiros, a viagem não será nada barata, Anna planeia gastar 3-5.000 USD por mês, dependendo das eventuais condições de alojamento. Por isso, embora já assegurou alguns patrocínios, está aberta às propostas de cooperação mutualmente vantajosas.

Uma das questões principais é a moto à usar na viagem. Já que Hanna não irá levar a sua mota habitual, a “Kavasaki Vulkan 900”, que usa nos últimos 6 anos (ela se tornou a primeira ucraniana a completar a norma «SaddleSore 1000», percorrendo 1900 km em cima de uma mota em 24 horas).

A viagem poderá ser acompanhada na Internet através da página Ihaveadream.com.ua, na sua página Facebook e na revista especializada “Bike”.

Até agora, apenas 3 ucranianos conseguiram realizar a viagem em redor do mundo numa moto (um deles é Valeriy Kryshen). Pelo contrário, nenhuma mulher da Europa Central ou espaço pós-soviético conseguiu a tal façanha. Por isso, Anna Hrechyshkina tem toda a possibilidade de ser a primeira.

Fonte:
http://www.bbc.co.uk/ukrainian/entertainment/2012/12/121205_hrechyshkina_bike_trip_ek.shtml

Sem comentários: