segunda-feira, janeiro 14, 2013

Quando Stalin planeou a Grande Fome na Ucrânia

l'Humanité completamente inumana...

Se a ONU desde 1948 define o conceito de genocídio como “a intenção de destruir, em todo ou em parte, um grupo nacional, étnico, racial ou religioso”, a organização internacional sempre se recusou a reconhecer atos cometidos antes da sua criação. No entanto, suas comissões evocam esses crimes nos seus trabalhos, citando a Europa no caso do Holocausto nazi e o extermínio do povo armênio pela Turquia.

Devido a este memorial viés, é um aniversário sobre qual a imprensa francesa não fala, 80º aniversário de Holodomor – a “morte por inanição” de 1932-1933 na Ucrânia. Joseph Estaline (Stalin), então, desenvolvia a industrialização da URSS, opta por financiar esta grande operação pela exportação de cereais. Sob a coletivização, ele procede a requisição da terra aos kulaks (proprietários rurais), imposta pela força da tropa armada, que impede qualquer movimento e assenta (em kolkhozes) os agricultores livres. Os que resistiam foram deportados ou executados.

“Limpeza étnica” antes do tempo

Privados das suas terras e da capacidade de partir, os agricultores ucranianos são atingidos pela fome e quase quatro milhões delas morrem, em nome do visionismo do Pai do Povo (Estaline). O resultado desta política de Stalin que pretendia obter uma vantagem dupla é obviamente conhecida: servir o seu plano econômico e impedir que a população ucraniana desenvolve o seu próprio sentimento nacional.

Arquivos desclassificados da ex-URSS são inequívocos quanto a este ponto. Stalin sabia, mas aplicou essa lógica mortal ao povo. Os documentos do Bureau Político do Comité Central do Partido Comunista, de facto, mostram apenas a preocupação dominante de manter a produtividade agrícola alta, mesmo à custa do povo. A extensão da fome revelou-se em suicídio dos milhares de agricultores ou atos de canibalismo, cinicamente referido pelo Partido Comunista Soviético em uma campanha de cartazes proclamando: “Comer seu filho é um ato bárbaro!”. Em maio de 1933, a fome termina em redução no número de milhões de bocas para alimentar...

Desde então, a história da URSS e depois da Rússia e da Ucrânia, sofreu outras convulsões, que por um tempo colocaram este período inglório no esquecimento para os adeptos da ideologia comunista.

Genocídio, ou “tragédia comum”?

Em novembro de 2006, o Holodomor é devolvido ao centro das preocupações da nação ucraniana, quando o presidente Viktor Yushchenko promoveu a campanha de reconhecimento do genocídio pelo parlamento ucraniano. Em janeiro de 2010, o Tribunal de Recurso de Kyiv considerou que o caso tinha a matéria penal e confirmou “as constatações feitas pelos investigadores do Serviço de Segurança da Ucrânia, segundo as quais os dirigentes do regime totalitário bolchevique organizaram o genocídio do povo ucraniano em 1932-1933”.

Três meses depois, o recém-eleito presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovych afirmou que a Grande Fome dos anos 1930 não foi genocídio, mas um “drama compartilhado” com outros povos da URSS. Certamente, região central da Rússia, o Baixo e Médio Volga, Sibéria Ocidental, Sul dos Montes Urais, Cazaquistão e Cáucaso do Norte também tiveram milhões de mortes durante este período, mas o Holodomor era um instrumento específico que permitiu ao Stalin cortar pela raiz os impulsos nacionalistas – e, assim, a independência – à população ucraniana.

O Parlamento Europeu e muitos países ao redor do mundo – incluindo os EUA – já reconheceram oficialmente Holodomor ucraniano como um “crime contra a humanidade” e “genocídio”, o extermínio pela fome: mas o debate permanece aberto. Exceto, talvez aos dinossauros do bolchevismo francês, sempre prontos para defender o indefensável.

Fonte:

Sem comentários: