sexta-feira, janeiro 25, 2013

Yanukovych excluído em Davos


Presidente da Ucrânia, Victor Yanukovych, que se deslocou à cidade suíça de Davos para participar no Fórum Económico Mundial, não foi convidado para o tradicional lanche ucraniano, organizado pela fundação Viktor Pinchuk no dia 25 de janeiro.

O tema do 9º lanche ucraniano em Davos é “Ucrânia: Leste ou Ocidente – o Dilema Errado?” O evento reúne diversas personalidades, desde Javier Solana, atualmente o presidente do Centro da Economia e Geopolítica Global (ESADE); até os representantes da oposição parlamentar ucraniana: Arseniy Yatseniuk do partido “Batkivshchyna” e Vitali Klitschko do partido “Udar”. Apenas não houve o lugar para presidente Yanukovych, cuja agenda em Davos prioriza o desenvolvimento da infraestrutura e energia.

A imagem do presidente ucraniano no exterior caiu até um marco crítico, principalmente após as novas acusações contra a ex-primeira-ministra ucraniana Yulia Tymoshenko.

No comentário ao jornal Gazeta.ua, o economista ucraniano Andriy Novak disse que estamos perante um cenário duplo: “ou os organizadores viram que melhor não divulgar a presença dele ou (estamos a assistir) as guerras político-económicas dos oligarcas ucranianos, a concorrência inteira entre os oligarcas”.

Um dos elementos desta concorrência é a mostra que organizador do lanche (bilionário) Pinchuk não esta contente com o poder atual, ou seja, com o presidente e o seu circuito e por isso decidiu fazer a démarche em não convidar o presidente”, explica o perito.

Além disso, não se exclui a possibilidade da existência da situação em que os investidores estrangeiros não quiseram aparecer na presença do Yanukovych, por causa da certa imagem negativa que este formou no exterior, resumiu Andriy Novak.

Fonte: Censor.net.ua

Sem comentários: