segunda-feira, janeiro 21, 2013

Morreu Koki Naya “Taiho”, o yokozuna ucraniano


No dia 19 de Janeiro morreu o lutador de sumo Koki Naya “Taiho” (Ivan Boryshko), o campeão do sumo mais titulado de toda a história do Japão, detentor de 32 Taças de Imperador.

Koki Naya era o yokozuna do 48º grau, a maior distinção em luta profissional de sumo no Japão. Koki Naya nasceu como Ivan Boryshko em 29 de Maio de 1940, no Sul de ilha de Sakhalina (extremo oriente da URSS). A sua mãe é japonesa Kie Naya e o seu pai é ucraniano Markian Boryshko, natural do distrito de Zachypyliv da província de Kharkiv. A família foi separada após a ocupação soviética da Sakhalina, o jovem Koki Naya e a sua mãe foram repatriados para a prefeitura japonesa de Hokkaido em 1945. Em 1965, durante a sua visita à URSS, Koki Naya tentou localizar o pai, mas sem sucesso.

Em 2010 Koki Naya foi condecorado com a Medalha de Honra do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, na receção dedicada ao 19º aniversário da independência da Ucrânia. Em janeiro de 2011 ele foi condecorado pelo presidente da Ucrânia com a Ordem do Mérito do III Grau, pela importante contribuição pessoal nas relações humanas entre a Ucrânia e Japão e pela promoção da imagem na Ucrânia no exterior (ler mais). 

Sem comentários: