quarta-feira, maio 17, 2017

UE se abre aos ucranianos: assinada a abolição dos vistos

A União Europeia acaba de mudar a sua legislação para garantir aos cidadãos da Ucrânia o regime de isenção de vistos nas visitas de até 90 dias. A respetiva norma legislativa foi assinada pelo presidente do Parlamento Europeu (PE), Antonio Tajani e pelo ministro do Interior e de Segurança Nacional da Malta, o chefe rotativo do Conselho da UE, Carmelo Abela.

Tajani e Abela, à margem da sessão plenária do Parlamento Europeu, assinaram a norma do Conselho da UE e do PE, que altera o regulamento anterior de vistos, em vigor desde 15 de março, de 2001. Assim, a Ucrânia foi removida da lista de países cujos cidadãos são obrigados a possuir um visto para transporem as fronteiras externas do espaço Schengen, e colocada na lista de países cujos nacionais estão isentos dessa obrigação.

Na cerimónia estava presente o Presidente da Ucrânia Petró Poroshenko, que assinalou este acontecimento histórico com uma frase emblemática no seu Facebook: Abolição de vistos para Ucrânia é o nosso último “adeus” ao império!

Após a assinatura do regulamento, este será publicado no Jornal Oficial da União Europeia, e 20 dias depois os ucranianos poderão viajar para a UE sem precisar de vistos. Espera-se que o regime de isenção de vistos entrará em vigor cerca de 11 de junho de 2017.

Os cidadãos da Ucrânia poderão viajar para todos os países do espaço Schengen, mas também para Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça por um período não superior à 90 dias no prazo de seis meses. Para já, sem o direito de trabalhar nos países da UE.

Os cidadãos precisarão de possuir um passaporte biométrico, também é recomendável ter um bilhete de regresso (não se aplica aos cidadãos que viajam no transporte próprio), a confirmação da reserva de hotel (ou devem saber o seu endereço de hospedagem) e possuir o seguro médico de viagem. A informação divulgada por alguma imprensa sobre a necessidade de possuir o valor de pelo menos 45 euros por cada dia de permanência na UE não corresponde à verdade.

Sem contar com os Países Bálticos, membros da UE desde 2004, Ucrânia se junta à Moldova e Geórgia, que receberam o regime de isenção de vistos anteriormente.

Blogueiro: realmente, Ucrânia fez um pequeno passo na direção da União Europeia e um passo gigante para abandonar o império para sempre!

Bónus

Sem comentários: