sexta-feira, janeiro 11, 2013

Revista “Os emigrantes” lançada no Brasil


Recentemente, a editora brasileira Cord, lançou a 2ª edição da revista (BD) “Os Imigrantes” (A vinda da família ucraniana para Brasil), da autoria da Cláudia Regina Fialka.

O projeto pretende resgatar as tradições milenares que transformaram o quadro socioeconômico do Brasil com a imigração, é um resgate aos valores que antepassados ucranianos trouxeram ao seu novo país.

Na primeira edição da revista, foi abordado o tema “A história e a vinda dos imigrantes para o Brasil”. Na segunda edição em formato de história em quadrinhos, foi contada a história de um dos primeiros imigrantes a chegar no Brasil – “Ivan Pachevich”. E a terceira edição começa uma coletânea especial com diversos assuntos. O público são os ucranianos, seus descendentes e pessoas interessadas na cultura ucraniana.

A primeira edição foi lançada em agosto de 2012 com uma tiragem de 2500 cópias, divulgadas nos diversos eventos da comunidade ucraniano-brasileira, como: Memorial Ucraniano em Curitiba, 3º Festa do Feijão na cidade de Prudentópolis, Semana Ucraniana, etc.

A segunda edição também é de 2500 cópias. Uma parte foi entregue aos patrocinadores, o restante será entregue nos pontos turísticos e comércio local, assim como nos eventos especiais que promovem a cultura ucraniana.

A revista tem 24 páginas, à cores e é de distribuição gratuita.

Para ver as edições online:

Contatos:

Cláudia Regina Fialka
Telemóvel: 00 55 79 91591463 / 00 55 79 99048024

Bónus

Caso alguém pretende procurar os familiares (antepassados) ucranianos que tenham passado pelo Porto de Paranaguá (estado do Paraná), poderá fazer isso no Arquivo Público do Paraná. É importante tentar partes do sobrenome, pois geralmente o que ficou registrado pode estar um pouco diferente do que é usado hoje no Brasil. Por exemplo, Arendartchuk atual está no registro como Arenderczuk:

2 comentários:

Mauricio Mazur disse...

Agora sim um post descrevendo a imigração Ucraniana e mantendo seus descendentes informados sobre sua pátria-mãe!

Anónimo disse...

Muito interessante. Revista que deveria ser lida por todos os imigrantes ucranianos.
claudio