sábado, fevereiro 14, 2026

Selver Hrustić: primeiro cidadão da Bósnia capturado pelas forças ucranianas

Selver Hrustić, o 1º POW bósnio na Ucrânia. Foto: Detektor

Selver Hrustić é o primeiro cidadão da Bósnia e Herzegovina a ser capturado pelas forças ucranianas. Sua história é um exemplo trágico do que aguarda aqueles que buscam soluções para seus problemas na rússia e/ou que procuram ajuda do estado russo.


O muçulmano bósnio de 35 anos alistou-se voluntariamente no exército russo em setembro de 2025. Sua principal motivação eram os problemas legais (drogas e crimes violentos) que enfrentava em Bósnia e na Alemanha. Hrustić não havia conseguido obter asilo na Alemanha e esperava que, ao participar da guerra colonial russa contra a Ucrânia, as autoridades russas o ajudassem nessa questão (Sic!) Desnecessário dizer que este «plano infalível» não resultou e os russos não o ajudaram. Também será desnecessário de dizer, que as portas da Alemanhã ficaram, fechadas, definitivamente para Selver. 

Após ingressar no exército russo, Selver ficou chocado com o quanto suas expectativas divergiam da realidade. Os «carrascos da NATO/OTAN» na realidade não passavam de uma «trituradora de carne», gerida por gente sádica e mesquinha. Os russos, vezes sem conta, usavam a mesma tática de tentar vencer, mandando a infantaria mal preparada e sem nenhum apoio tático contra as posições ucranianas, sem mínima tentativa de preservar o pessoal, e os comandantes nem sequer consideram os mercenários estrangeiros como seres humanos: «eles sempre nos mandavam pela mesma rota, onde drones [ucranianos] nos matavam no mesmo lugar. Isso durou três meses. Eles nem pensaram em mudar o seu plano». 

Segundo os dados do Centro Estatal de Prisioneiros de Guerra da Ucrânia, cerca de 200 homens provenientes dos Balcãs nos últimos 4 anos lutaram do lado da rússia. 

Recomendamos, mais uma vez, que todos os estrangeiros com ilusões sobre a rússia e as suas perspectivas naquele país releiam a entrevista de Selver Hrustić: em inglês ou em bósnio.

Salve a sua vida e entrega-se às FAU: t.me/spasisebyabot

Ligue para +38 044 350 89 17 e 688 (somente de números ucranianos)

Escreva ao Telegram ou WhatsApp:

  • +38 095 688 68 88
  • +38 093 688 68 88
  • +38 097 688 66 88

Sem comentários: