quarta-feira, fevereiro 11, 2026

RSF: mais de 175 jornalistas vítimas de ocupação russa da Ucrânia

Organização internacional Repórteres Sem Fronteiras (RSF) documentou mais de 175 casos de abuso contra jornalistas que configuram crimes de guerra, cometidos pela rússia desde o início da invasão russa em larga escala em 24.02.2022. 

Desde 2022, as forças russas mataram 16 jornalistas: 15 em território ucraniano e uma jornalista, Viktoriya Roshchina, na rússia, enquanto estava sob custódia russa numa prisão russa. 

Em 2025, três profissionais da mídia foram mortos em ataques de drones FPV russos – o fotojornalista francês Antoni Lallican e dois jornalistas do canal FreeDom TV – Alyona Gramova e Yevgeny Karmazin. 

Pelo menos 53 jornalistas ucranianos e estrangeiros ficaram feridos no exercício de suas funções profissionais. 26 profissionais da mídia ucranianos ainda estão em cativeiro russo, onde são submetidos a pressão física e psicológica. 

Em 2025, três jornalistas foram libertados do cativeiro russo: Vladyslav Yesypenko, Dmytro Khylyuk e Mark Kaliush. 

A RSF também registrou 25 ataques a torres de televisão com o objetivo de interromper a disseminação de informações confiáveis ​​de fontes locais e independentes. Em 2025, documentou dois novos ataques – a torres de televisão em Dnipro e Chernihiv. 

Ler e ver mais: https://rsf.org/en/175-journalists-victims-abuse-ukraine

Sem comentários: