segunda-feira, fevereiro 16, 2026

CSO «Alfa» do SBU destruiu metade dos sistemas russos de defesa aérea «Pantsir S-1»

O Centro de Operações Especiais «Alfa» da secreta civil ucraniana Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) destruiu, a metade dos sistemas russos de defesa aérea «Pantsir S-1». O vídeo, disponibilizado pelo SBU mostra 22 unidades destruídos e/ou danificados.

A unidade das forças especiais do Centro de Operações Especiais «Alfa» reduziu, em 2025, pela metade, o número de sistema russo de artilharia e mísseis antiaéreos «Pantsyr S-1, utilizando, para o efeito, os drones de longo alcance. 

O «Pantsyr S-1» é um dos sistemas de defesa aérea relativamente modernos e essenciais do exército russo. O seu custo varia de 15 a 20 milhões de dólares americanos. Esses sistemas de defesa aérea são, em teoria, eficazes no combate a drones ucranianos de longo alcance. 

Por isso, a destruição sistemática dos «Pantsyr» tem um objetivo estratégico: romper as defesas aéreas russas e criar corredores para atingir alvos em sua retaguarda. Isso permite que as Forças de Defesa da Ucrânia atuem com eficácia, contra as bases militares, depósitos, aeródromos e outras instalações dos ocupantes russos. 

Lembre-se que o custo total de todos os sistemas de defesa aérea russos destruídos pelo «Alfa» do SBU somente em 2025 é estimado em aproximadamente 4 bilhões de dólares.

Bónus 

O grupo internacional OSINT Oryx, confirmou, a destruição, em janeiro de 2026, pelas forças ucranianas, de 7 aviões e 2 helicópteros russos. Um número acima do habitual, de 3-4 aparelos russos abatidos mensalmente. Da acordo com o mesmo grupo, Ucrânia perdeu no mesmo período, 1 avião e 1 helicóptero: 

Faça click para consultar os dados


Sem comentários: